NO CONCELHO

“Uma escola que também é clube náutico” vale distinção

Agrupamento de Escolas de Vagos recebeu o prémio António Sérgio 2022, numa cerimónia que se realizou em Lisboa

A influência que teve junto da comunidade foi decisiva para que o projeto “Agrupamento de Escolas de Vagos: uma escola que também é clube náutico” fosse distinguido com o prémio António Sérgio 2022, atribuído pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Local (CASES). Hugo Martinho, diretor do Agrupamento, recebeu o diploma da distinção no passado dia 4 de fevereiro, numa cerimónia que decorreu na Voz do Operário, em Lisboa, com a presença de Miguel Fontes, secretário de Estado do Trabalho.
A ideia do agrupamento, aquando da criação do projeto, era a de criar um subprograma do Desporto Escolar já existente na escola, de forma a preencher aquilo que entendia ser uma lacuna existente no sistema desportivo local: a falta de um clube náutico que aproveitasse os recursos naturais de Vagos. E, na sequência da iniciativa, acabou por ser feita uma candidatura para a construção de um Centro Promoção e Desenvolvimento de Desportos Náuticos, que veio a ser inaugurado na Vagueira, em 2021.
O projeto do Agrupamento de Escolas de Vagos que agora venceu o prémio António Sérgio 2022, na categoria “Trabalhos de âmbito escolar”, já beneficiou, ao longo de cerca de sete anos, mais de 20 mil pessoas, maioritariamente crianças e jovens de Vagos, mas também população ativa, alunos de escolas de educação especial e trabalhadores de empresas. Ao todo, têm estado envolvidos na iniciativa os mais de 200 docentes do agrupamento, 60 dos quais com um grau de envolvimento maior.
Na cerimónia de entrega de prémios, Hugo Martinho apresentou aos presentes as principais ideias do projeto. Foi entregue ao docente de Vagos, também, um diploma, que inclui um módulo de gestão financeira para alunos, da responsabilidade do Banco de Portugal. O prémio teve um valor pecuniário de 5000 euros, que foram divididos pelo Agrupamento de Escolas de Vagos com o Agrupamento de Escolas de Alcanena, que também ficou em primeiro lugar na mesma categoria.

S.F.

Sugestões de notícias