IPSS

Projeto “Estou CãoTigo”

A Associação BETEL – Ponte de Vagos, estabeleceu uma parceria com a ABAADV- Escola de Cães-guia para Cegos e o animador Ângelo Valente para a implementação do projeto “Estou CãoTigo” na Associação.
A ABAADV- Escola de Cães-guia para Cegos, é uma IPSS criada em 2000, e desde a sua génese, foi desenvolvendo e consolidando as metodologias de excelência para a Educação e entrega de Cães-guia aos seus Utentes, que são os deficientes visuais
portugueses.
É hoje uma entidade referência em Portugal na educação e treino de cães, sendo a única Escola de Cães-guia no País, e que ao longo dos anos estruturou a sua equipa de trabalho em termos profissionais, assente na evolução e aprendizagem contínuas, monitorizadas por um Sistema de Qualidade, com a Certificação respetiva.
Esta escola criou recentemente o projeto de intervenção comunitária que para formação de técnicos para frequência de um Curso de Formação em IAA’s (Intervenções Assistidas por Animais) que lhes permitirá posteriormente, aplicar essas competências.
Um curso já em funcionamento desde novembro que terá um total de 114 horas, distribuídas ao longo de vários meses onde o técnico Ângelo Valente representa a BETEL.
Foi cedido ao técnico para a realização destas práticas o cão “Ferbie”, um labrador de 2 anos e meio que é um cão guia reformado e que está já credenciado e licenciado para esta prática.
Desta forma, serão programadas com a Direção e Coordenação Técnica da área da Infância e Geriatria algumas sessões de terapias assistidas com o animal e o técnico em questão.
O animal irá começar a circular de forma controlada, sinalizada com colete de trabalho pelos corredores da Instituição.
Estão programadas sessões com todos os utentes da Instituição, Infância e Geriatria, que obviamente serão programadas com a os técnicos de cada uma delas.

BETEL

Sugestões de notícias