NO CONCELHO

Agrupamento de Escolas vence prémio nacional com clube náutico

Distinção foi atribuída pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Local e será entregue a 4 de fevereiro, em Lisboa

O Agrupamento de Escolas de Vagos foi vencedor do prémio António Sérgio 2022, atribuído pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Local (CASES), na categoria “Trabalhos de âmbito escolar”. A candidatura do agrupamento foi apresentada tendo por base o projeto do Centro de Formação Desportiva de Desportos Náuticos e vai valer ao estabelecimento de ensino um prémio pecuniário no valor de 2500 euros, que serão entregues numa cerimónia, a 4 de fevereiro, em Lisboa.
“Uma escola que também é clube náutico” foi o mote do projeto apresentado pelo Agrupamento de Escolas de Vagos, que visou a criação de um Centro de Formação Desportiva de Desportos Náuticos, a funcionar como subprograma do Desporto Escolar. O objetivo da iniciativa vaguense é, no fundo, realçou o CASES, “preencher um vazio existente no sistema desportivo local.
O projeto vencedor, lê-se no documento de divulgação do prémio, “pretende criar dinâmicas de desenvolvimento local, aproveitando os excelentes recursos naturais do território, dando primazia às pessoas e pretendendo a sua realização individual.”. E foi isso que lhe valeu a distinção.
Em primeiro lugar, na mesma categoria, ficou também o Agrupamento de Escolas de Alcanena, com um projeto direcionado para o desenvolvimento e a obtenção de um produto biotecnológico de origem 100% natural, com extratos (compostos bioativos) de algas, e a sua utilização no processo de curtimento do couro, substituindo, dessa forma, produtos químicos tóxicos. Por terem ficado ambos em primeiro lugar, os cinco mil de prémio da categoria foram divididos, irmãmente, pelos dois agrupamentos escolares.
O Prémio António Sérgio distinguiu sete projetos vencedores: dois na categoria Inovação e Sustentabilidade, um na de Estudos e Investigação, um na de Estudos e Investigação na Lusofonia, dois na de Trabalhos de Âmbito Escolar e um na categoria de Trabalhos Jornalísticos.
“O prémio, criado pela CASES em 2012, destina-se a homenagear as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais se tenham distinguidos em domínios relevantes para a Economia Social”, explica a entidade promotora.

S.F.

Sugestões de notícias