NO CONCELHO

NOTAS…SOLTAS                              

BANDA VAGUENSE     FILARMÓNICA VAGUENSE   1860 – 2022: 162 anos de Música, por Vagos                                                                      

Participação da BV no WMC – Concurso Mundial de Música de Kerkrade, Holanda. Arrecadou o 11º lugar, na sua categoria, em competição com mais 25 bandas de todo o mundo.

RECORDANDO KERKRADE

Foi já há cinco anos – o tempo passa mesmo depressa ou é só minha impressão? – que a Banda Vaguense teve o privilégio de se deslocar a Kerkrade (Holanda, ou Países Baixos como agora se denomina) para participar no Concurso Anual Mundial de Música daquela cidade.

Foram meses de intensa preparação musical, que envolveram o nosso maestro Leonel e todos os músicos que então compunham a Banda, mas foram igualmente exaustivos para a direção na preparação, angariação de apoios, obtenção de todos os documentos legais exigidos aos músicos de menor idade, marcação de viagens – de Vagos até Kerkrade e regresso, e dentro desta cidade – confirmação localmente do alojamento e alimentação, etc.

Para a concretização desta tão grande aspiração muito contribuiu financeiramente a autarquia vaguense; foi este, aliás, o fator que mais influenciou na decisão final.

Na categoria a que a BV se apresentou, estavam inscritas 25 bandas de todo o mundo, muitas delas já habituais naquele concurso (e noutros de igual valia).

A BV já tinha alguma experiência de concursos internos e internacionais:

-Em 2014 tinha obtido o 3º lugar no 5º Concurso Nacional de Bandas de V.F. Xira;

-Em 2015 o 1º Prémio no II Certame Internacional de Bandas Armónico Zamora – (Espanha)

-E em 2016 o 3º prémio no VI Certamen Internacional de Bandas de Música de Aranda de Duero (Espanha), no qual o nosso diretor artístico Leonel Ruivo recebeu o prémio de Melhor Maestro do Certame.

Mas Kerkrade é o campeonato mundial do género e exerce um peso enorme na responsabilidade de todas as bandas que são admitidas a concurso.

A exigência do regulamento é avassaladora e todos os pormenores contam para estabelecer as pontuações atribuídas pelo júri, composto por grandes personagens da música universal.

Na constituição do nosso agrupamento o número de jovens músicos era muito grande, o que poderia antever mais fragilidades na apresentação e execução das peças musicais.

Mas o grupo conseguiu contornar todos os obstáculos que o desafio comportava e obter um mais que honroso e verdadeiramente compensador 11º lugar.

Tratou-se de uma experiência verdadeiramente enriquecedora, que ficará na memória de todos os diretamente envolvidos e na daqueles que a tornaram possível com os seus apoios (já para não falar do batismo de voo que as viagens de avião constituíram para grande parte dos nossos jovens executantes!…).

ESCOLA DE MÚSICA

Estão a decorrer em bom ritmo as aulas do primeiro trimestre do ano letivo 2022/2023, na escola de música da nossa instituição.

Os alunos inscritos já são mais de oitenta, na sua grande maioria oriundos do concelho de Vagos, mas também continuamos a receber bastantes de outros concelhos vizinhos.

A todos desejamos bom trabalho.

PAGAMENTO DE QUOTAS 2022

Informamos os nossos associados que devem proceder ao pagamento das quotas da FV, referentes ao corrente ano.Para o efeito, poderão contactar os dirigentes da associação ou fazer transferência do valor de 10€ para o seguinte Iban, indicando na referência o nome de sócio, ou comunicando o pagamento para o mail abaixo referido:

PT50 0045 3340 4006 9619 803 04                                              filarmonicavaguense@gmail.com

Votos de muitas “Notas…Soltas” nas nossas vidas.                                                  

José A. Almeida

Sugestões de notícias