NO CONCELHO

Junta de Ouca lança site para promover “Trilhos de São Martinho”

Primeiro “trail” está já agendado para o próximo dia 13 de novembro e tem cariz solidário

Descobrir a freguesia de Ouca, em caminhada, corrida ou de bicicleta, é agora mais fácil. A Junta de Freguesia lançou, em setembro, o novo website “Trilhos de São Martinho”, onde está aglomerada toda a informação necessária para os visitantes que queiram usufruir do território.

“O site apresenta a nossa freguesia e o nosso concelho, tentando tornar a freguesia um destino a ser procurado para a prática das atividades ao ar livre”, explica aquela autarquia. Por isso, na página, é possível ter acesso à informação sobre “a distância, duração, altimetria, nível de dificuldade e localização Wikiloc” dos percursos disponíveis, estando, ainda, “devidamente ilustrado com imagens e vídeos”.

No site www.trilhosdesaomartinho.pt, é possível aos visitantes aceder, igualmente, a notícias e à promoção dos eventos que serão organizados e que, segundo a Junta de Freguesia, “se pretende que venham a fazer parte dos circuitos regionais, de forma a atrair centenas de visitantes”. O primeiro está já agendado para o dia 13 de novembro, no Parque das Azenhas, onde decorrerá o “I Trail Trilhos de São Martinho”. Além da vertente desportiva, a iniciativa terá também cariz ambiental e solidário, visto que parte da receita das inscrições reverterá para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vagos.

O evento que decorre em novembro vai contar com três provas: trail (cerca de 20 quilómetros de distância), mini-trail (12 quilómetros) e caminhada (também de 12 quilómetros, mas sem componente competitiva). E as inscrições decorrem até 31 de outubro.

Com a promoção dos “Trilhos de São Martinho”, a Junta de Ouva diz ter como objetivo “promover a freguesia como um destino que valoriza o território e o património histórico, cultural e ambiental”, numa “estratégia focada nos ‘nossos’ recursos endógenos e que tem disponível atividades ao ar livre acessíveis a qualquer amante das atividades ‘outdoor’ (fora de portas)”.

S.F.

Sugestões de notícias