A origem

O FC Vaguense foi fundado em 1 de maio de 1956 e tinha como principal objetivo a promoção do desporto entre os seus associados, através de jogos ao ar livre, designadamente o Futebol e a Ginástica. Teve 20 sócios-fundadores e, nos primeiros tempos, os associados juntavam-se normalmente aos fins-de-semana para jogar Futebol, no campo de jogos da vila e, durante a semana, juntavam-se à noite na sede, para conviverem e para jogarem matraquilhos, cartas, bilhar, damas, xadrez e pingue-pongue.
Em 1972 o clube inscreve-se pela primeira vez nas provas da Associação de Futebol de Aveiro (AFA), tendo-se tornado Campeão distrital da 2ª Divisão em 1980/81 e sido finalista da Taça Distrital de Aveiro em 1996/97.
Após mais uma crise diretiva e financeira, o clube encerrou a atividade, que apenas reiniciou em meados de 2008, com novos dirigentes e com novas perspetivas.

O renascimento do clube (2008)

Nesta nova fase, o projeto do FC Vaguense dirige-se para a formação de jovens futebolistas, no quadro do desporto federado.
Até 2012/2013, por falta de instalações desportivas na vila, o clube funcionou de forma precária, utilizando para jogos os campos de futebol se Sosa e da Vigia e, para os treinos, o atual campo secundário do complexo desportivo de Vagos. Apesar destas condições precárias, o clube inscreveu equipas em todos os escalões de formação e o número de praticantes evoluiu de 43 (em 2009), para 150 (em 2012).
Em 2013, com a inauguração do Estádio Municipal, o clube viveu uma nova fase, sendo reestruturado e modernizado, o que permitiu uma significativa evolução, com melhorias nos resultados desportivos e no aumento do número de praticantes.
Miguel Fernandes, Presidente da Direção, refere-nos a perspetiva do Clube para o futuro.

A organização

O clube tem cerca de 50 associados ativos e uma Direção que se renova com relativa facilidade, assegurando a estabilidade necessária. É o clube residente do Estádio Municipal de Vagos e é nesse local que tem a sua sede e os campos de treinos e de jogos. Possui, ainda, uma carrinha de 9 lugares que assegura o transporte de atletas para jogos.
Financeiramente, o clube encontra-se estabilizado, sem qualquer passivo, com um orçamento anual de cerca de 45 mil euros, sendo as receitas principais o subsídio da CMV, o pagamento de mensalidades da formação, quotas dos associados, o apoio de algumas empresas patrocinadoras e receitas próprias, designadamente provenientes de eventos e da exploração do bar. A equipa sénior é responsável por cerca de 40% do orçamento, sendo autossustentável, ou seja, gera as suas próprias receitas, que cobrem as respetivas despesas.
Por fim, refere-se a existência de um protocolo entre o Clube e a CMV referente à utilização das instalações desportivas municipais.

A organização desportiva

O Clube teve na época 2021/2022 195 atletas inscritos na Federação Portuguesa de Futebol, correspondentes a 10 equipas masculinas que competem em todos os 9 escalões (Petizes, Traquinas A, Benjamins A, Infantis A e B, Iniciados, Juvenis, Juniores e Seniores).
Têm o enquadramento de 10 treinadores de níveis 1 e 2 (mais um treinador de guarda-redes), que asseguram a orientação dos treinos e o acompanhamento dos jogos, que se disputam ao fim de semana. Os treinos decorrem todos os dias úteis da semana, a partir das 18:30 horas, no relvado principal ou no “ervado” anexo, sendo bissemanais, ou trissemanais, consoante o escalão.
Os pais dos atletas da formação colaboram na organização, designadamente nos transportes para os jogos e no pagamento de uma taxa, que varia entre os 7 euros (no escalão dos petizes) e os 20 euros (nos restantes escalões).
As instalações desportivas são já insuficientes: o relvado sintético principal acusa já o desgaste de mais de 10 anos de utilização intensiva e vai ser transferido para o atual campo de treinos, sendo substituído por um novo “tapete”.

A equipa sénior

Em 2018/19 criou-se a equipa sénior, que atualmente compete na 2ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Aveiro, pretendeu “acolher” atletas do FC Vaguense que fizeram a sua formação no Clube (80% dos atuais atletas estão nestas circunstâncias) e, na época passada, classificaram-se em 7º lugar, na zona sul do respetivo campeonato. O objetivo para a presente época 2022/23 será a obtenção de um dos 3 primeiros lugares da zona sul, que possibilite o acesso à 1ªDivisão Distrital – que o treinador Paulo Morgado considera perfeitamente possível, embora difícil. Vamos aguardar…

A colaboração entre o FC Vaguense e o AEV

Tem existido pouca interação entre as duas entidades, ao nível do “encaminhamento” de crianças e jovens, apesar de terem instalações muito próximas: de facto, os miúdos praticam Futebol no Clube, por sua iniciativa e sem necessidade do “reforço” da intervenção da Escola. Essa interação existe ao nível das equipas de Desporto Escolar, onde as equipas de Futsal do AEV têm por base atletas do FC Vaguense que, por regra, obtêm boas classificações.
De referir a organização do “Torneio das Amêndoas”, realizado conjuntamente em maio deste ano e com grande sucesso, que mobilizou cerca 230 alunos do AEV, sendo 60 do 1º ciclo e os restantes do 2º e 3º ciclos.

Sugestões de notícias