DESPORTO

A atividade física na idade sénior – programas locais

Depois de vários artigos dedicados à atividade física para crianças e jovens, será hoje abordado o tema da importância da atividade física para populações idosas e os programas locais existentes, que possibilitam essa prática no concelho de Vagos.
Portugal apresenta, desde há décadas, uma tendência para o envelhecimento da sua população e a designada “terceira idade” é o grupo etário que mais cresce – 23% da população portuguesa tem mais de 65 anos, quando a média da UE é de 20%. Mas o problema demográfico não se fica por aqui, é bem mais grave: há o duplo envelhecimento, com aumento de idosos e redução do número de nascimentos e de jovens.
Há, portanto, que pensar muito seriamente nestes mais de dois milhões de portugueses que entraram neste ciclo da vida e isto é não apenas uma obrigação de cada um deles (e das respetivas famílias), como também uma obrigação do Estado, através do incremento de políticas sociais destinadas à terceira idade.
De facto, a prática do exercício físico, sendo importante em todas as fases da vida, assume um caráter essencial para os mais idosos, muito contribuindo para o seu bem-estar e para a melhoria da sua qualidade de vida. Mas os atuais idosos viveram a sua juventude há 50 ou 60 anos, numa época em que a atividade física e desportiva era quase desconhecida e, até, considerada nociva ou supérflua e, por isso, muitos deles não tiveram experiências anteriores. Para muitos, será um contacto tardio com uma nova realidade, o que provoca algumas naturais resistências, porque é tarde para começar a fazer aquilo que nunca fizeram.

Os benefícios da atividade física
Há inúmeros estudos científicos sobre estas temáticas e todos apontam numa direção: a necessidade de uma vida ativa e saudável, com uma estimulação que atrase o envelhecimento e melhore o bem-estar e a qualidade de vida, com benefícios a vários níveis.
Desde logo, a nível social e psicológico, com a vivência de situações lúdicas, em grupo, que permitam o convívio social, a interação com outras pessoas, a criação de novas amizades, o sentimento de superação (“ainda sou capaz de…”), a melhoria da autoestima, ou seja, a opinião que se tem sobre si próprio, a criação de objetivos e de estímulos que sejam motivadores.
Luciano Silva, numa dissertação sobre a “Importância do exercício físico na vida do idoso”, no âmbito de um Mestrado em Gerontologia Social, elenca um conjunto estudos científicos que demonstram inequívocos benefícios ao nível da manutenção ou melhoria da aptidão física, nas suas dimensões de formação corporal e de desenvolvimento funcional. Por outras palavras, situa os benefícios ao nível do aparelho locomotor (ossos, músculos e articulações, bem como os processos de programação e coordenação dos movimentos) e ao nível dos sistemas cardiovascular e respiratório, com alterações benéficas a vários níveis.

Em Vagos, como podemos praticar atividade física sénior?
Já referimos que esta é uma questão que diz respeito a cada um, mas também aos órgãos do Estado e as respostas terão de ser encontradas nesta dupla dimensão de questão simultaneamente pública e individual.

PROGRAMA MIMS (mais idade, melhor saúde), da Câmara Municipal de Vagos e IPSS
A Câmara Municipal, em conjunto com as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) desenvolvem, desde 2019, um programa dirigido aos utentes destas instituições concelhias (abrangendo 7 instituições e cerca de 170 utentes) e que tem como objetivo combater a imobilidade e o sedentarismo e proporcionar aulas de “ginástica para idosos”.

Como funciona? – Em cada instituição são criadas turmas (até 15 elementos) e há uma ou duas aulas semanais, da responsabilidade de um Professor de Educação Física contratado pela CMV. Como as situações são variadas e as aulas são específicas, são criados dois tipos de turmas: turmas autónomas (onde os alunos são independentes e capazes de realizar os movimentos sozinhos) e turmas dependentes (onde os alunos têm maiores limitações, ou estão mesmo em cadeira de rodas). As aulas compõem-se de jogos lúdicos, danças, exercícios de flexibilidade, força, equilíbrio e coordenação.
Trata-se de um programa altamente meritório quer na sua conceção, quer na execução, onde os utentes apenas têm o custo do seguro de acidentes e onde eles próprios constroem muitos dos materiais que utilizam nas aulas.
Dentro das políticas públicas desportivas há também que referir as aulas de Hidroginástica, organizadas pela CMV em regime livre e a que qualquer pessoa pode aceder e que consistem na realização de diversos exercícios (força, de flexibilidade, de equilíbrio, ou de coordenação), executados em piscina aquecida e de baixa profundidade.

ATIVIDADES EM REGIME LIVRE
Como vimos, qualquer pessoa pode/deve organizar o seu próprio programa de exercício: as caminhadas pela estada ou pelos caminhos rurais (o território concelhio é plano e com excelentes paisagens, o que é vantajoso), a utilização de ginásios de ar livre (existe um ótimo, na Quinta do Ega, em Vagos), o regime livre de Natação, na Piscina Municipal, as aulas de Natação na Piscina Municipal, a utilização da bicicleta e os exercícios feitos em casa (como se fosse uma prescrição médica, uma receita) – tudo isto são formas de combater a imobilidade e o sedentarismo.
Referem-se, por fim, os ginásios privados (existem 3 ou 4 no concelho de Vagos) onde, por umas dezenas de euros mensais, se pode, também, praticar atividade física. A sua vocação principal, no entanto, dirige-se, claramente, para um perfil de pessoas mais novas, sendo raros os que apresentam programas específicos para populações seniores.

Para concluir
Desejamos que este pequeno texto constitua um contributo para incentivar a prática do exercício físico, por parte de idosos, levando-os a ultrapassar alguns medos e receios e indicando algumas possibilidades de o fazer.

Sugestões de notícias