IPSS

E de novo tudo se repete…

Um novo ano escolar se inicia!
A azáfama que se vive diariamente entre casa e escola é um turbilhão de emoções tanto para os progenitores como para os educandos. Levar as crianças pela primeira vez à escola é uma tarefa deveras difícil para muitas famílias. Enquanto as camadas mais tenras estão animadas para rever e conhecer os novos colegas, professores, auxiliares, restante comunidade educativa e as novas atividades que a vida escolar proporcionará, o coração da mãe (ou do pai) fica apertadinho com incertezas a respeito do bem-estar do filho/a, além de uma forte sensação de desvínculo como se o laço que os une estivesse prestes a ser cortado.
Os choros e as manhas são as reações mais comuns no primeiro dia de escola. Essas reações são resultados da frustração da criança, que ainda está com dificuldades para assimilar todo o processo e não se quer se separar dos seus entes queridos. Porém, o choro nem sempre significa que o novo aluno não quer ficar na escola, e cabe em todo este processo de separação, a intervenção dos professores como facilitadores da integração da criança neste novo ambiente educativo.
O diálogo que se estabelece entre casa e universo escolar também é primordial. Deverá existir uma boa comunicação entre as partes para que tudo corra bem, e cheguemos todos juntos, de mãos dadas ao final com sucesso.
Bom ano de trabalho para todos!

Associação Boa Hora

Sugestões de notícias