DESPORTO

Vagos Sport Clube

A origem
Em Vagos, o Ténis de Mesa é uma modalidade de larga tradição escolar e quer o Colégio de Calvão (cerca de 12 anos), quer o Agrupamento de Escolas (3 anos), estiveram federados durante vários anos na Associação de Ténis de Mesa de Aveiro (ATMA); no entanto, devido à falta de apoios, acabaram por suspender a atividade e desistir da prática federada.
Não existindo em Vagos um clube dedicado ao Ténis de Mesa, foi o FC Vaguense quem, em 2015, criou uma secção de Ténis de Mesa que acolheu as cerca de duas a três dezenas de praticantes escolares, que pretendiam o aperfeiçoamento e a prática federada da modalidade. Nos 3 anos seguintes funcionou-se neste regime, que logo se viu não ser o ideal, pelo facto do FC Vaguense estar especialmente vocacionado para o Futebol, sendo o Ténis de Mesa uma modalidade secundária. Daí a necessidade de se autonomizar, criando um clube, interligado às escolas concelhias e que pudesse dar continuidade às práticas escolares no setor do desporto federado.
O Vagos Sport Clube é, portanto, um clube diferente, pela sua origem e pelos seus objetivos. Tem, também uma origem recente, pois foi fundado em 31 de julho de 2018, ou seja, há apenas 4 anos. Foram seus fundadores os coordenadores do desporto escolar do Colégio de Calvão e do Agrupamento de Escolas de Vagos, bem como cerca de 20 pais e encarregados de educação de alunos dos dois estabelecimentos, que praticavam Ténis de Mesa nas duas escolas e não tinham um clube que desse continuidade a essa prática.
Sendo inicialmente dedicado ao Ténis de Mesa, adotou uma designação abrangente, por forma a poder incluir outras modalidades desportivas na sua oferta, ou seja, existe disponibilidade para a criação de novas secções que abranjam modalidades inexistentes no sistema desportivo local.
Em 2019 foi criada a secção de Surf, dotada de total autonomia, que desenvolve localmente a modalidade, tendo largas dezenas de atletas em competição federada e em fase de iniciação.
Filipe Afonso e Ricardo Gravato, respetivamente Presidente e Vice-Presidente da Direção, e o Prof. Bruno Sarabando Maria, responsável pela secção de Surf, descrevem a evolução deste clube e as perspetivas que se abrem para o futuro.
O Ténis de Mesa
Os treinos realizam-se no Pavilhão Municipal de Vagos (na sala de TM do topo norte) e na sala de Ténis de Mesa do Colégio de Calvão, de segunda a sexta-feira, entre as 16 e as 20 horas. Os praticantes têm praticamente todos origem nos grupos-equipa de Ténis de Mesa do desporto escolar das duas escolas e, em regra, participam nos quadros competitivos escolar e federado.
O clube tem 3 treinadores certificados, sendo Alex Portilla o mais qualificado, com o grau 3, o nível mais elevado, tendo também alguns atletas mais experientes a colaborar junto dos mais novos.
O clube chegou a ter 40 atletas federados na época 2019/2020 mas, com a pandemia e a suspensão da atividade, ficou reduzido a 20%, estando agora em fase de recuperação com a captação de novos praticantes, sobretudo alunos do 3º e 4º anos de escolaridade de Vagos e de Calvão, prevendo-se a inscrição de 20 novos jovens atletas já no mês de setembro, no início da nova época desportiva.
Em termos competitivos, os atletas integram as competições organizadas pela Associação de Ténis de Mesa de Aveiro, cerca de 10 provas anuais (individuais e por equipas), dirigidas a todos os escalões etários. A equipa de seniores participou na época 2021/2022 no Campeonato Nacional da 2ª divisão; no entanto, jogando apenas com atletas provindos da sua formação e tendo tido alguns abandonos acabou por terminar em penúltimo lugar, descendo novamente às divisões distritais.
O palmarés e a organização de competições
Foram vários os títulos distritais obtidos nas competições da ATMA. Sobretudo nas provas por equipas, onde sobressai o equilíbrio entre vários atletas, foram diversos os títulos obtidos e, individualmente, Hugo Ramos, João Marcelo, Daniel Berbigão, André Batel, Jorge Grave, Francisco Pandeirada, Marta Julião, Constança Martins, Safira Roque, Tiago Matias, Luana Capela Guilherme Santos, Martim Fonseca e outros, obtiveram classificações relevantes, nos últimos anos.
As excelentes condições existentes (existem cerca de 30 Mesas de jogo Thibar, propriedade da CMV) possibilitam a organização de muitas provas do calendário da ATMA, bem como o Torneio Nacional de Vagos, de classe A (a mais importante, que vai já na 16ª edição).
O Surf
Esta secção autónoma tem origem no mais antigo operador privado do concelho, na área do Surf, uma vez que o Bruno Maria “abriu” a primeira Escola de Surf em 2010 (Secret Surf School) e, desde então, tem-se dedicado quer à formação de surfistas, quer à competição. Se a formação pode ser realizada por uma escola, a competição tem de ser enquadrada por um clube, o VSC.
Os treinos do setor da competição decorrem (sobretudo aos fins-de-semana) na praia do Labrego, onde existe uma pequena estrutura de apoio e as aulas de formação têm horários ajustáveis às pretensões dos interessados. Embora funcione todo o ano (desde que as condições do mar o permitam), a “época alta” é na primavera e verão.
Atualmente o clube tem uma estrutura técnica composta por 6 treinadores (4 de nível I e 2 de nível II) e 43 atletas de competição (36 em idade escolar 6-18 anos; 3 com mais de 35 anos e 4 a competir a alto nível, nas Ligas Nacionais de Surf, Bodysurf e Bodyboard).
Os atletas em idade escolar (6-18 anos) participam nas provas de Surf do Circuito Regional do Norte e do Circuito Regional de Aveiro, enquanto que os 4 atletas de topo participam nos Campeonatos Nacionais de Bodysurf e Bodyboard e na Liga Profissional de Surf.
Existem no clube atletas com um nível competitivo já bastante elevado e têm sido muito honrosas as suas participações, com títulos regionais obtidos e vários lugares em pódios.
Paralelamente, continua a realizar-se a atividade de captação de novos praticantes para a modalidade e, para isso, realizam-se “aulas abertas”, gratuitas e de experimentação, onde todos podem ter um primeiro contacto com o Surf.
Muito importante é, também, o trabalho realizado com as escolas de Vagos, sobretudo com o Agrupamento de Escolas, onde à sexta-feira e ao sábado apoiamos tecnicamente os treinos de cerca de 40 alunos que estão inscritos no grupo-equipa de Surf do Desporto Escolar, bem como as provas em que participam (este ano, o AEV teve Campeões Regionais de Surf e a participação de 3 alunos nos Campeonatos Nacionais do Desporto Escolar).

A ligação do VSC com o Agrupamento de Escolas
Como se viu, o clube surgiu para dar continuidade no setor federado à prática desportiva escolar e isto, em modalidades em que não existissem clubes no concelho de Vagos; por isso, todas as modalidades praticadas no VSC têm origem nas escolas, existindo protocolos de cooperação entre ambas as entidades.
As escolas asseguram a formação básica nas modalidades, através dos grupos-equipa de Surf e de Ténis de Mesa, “encaminhando” alguns destes alunos/atletas para o VSC, onde atingem níveis mais elevados de rendimento desportivo.
No presente ano letivo, foram 70 os inscritos no Surf escolar e 80 os inscritos no grupo-equipa de Ténis de Mesa, números bem reveladores da dimensão e da abrangência destas modalidades.
Não é por acaso que o Agrupamento de Escolas tem uma enorme supremacia no Ténis de Mesa e no Surf escolar a nível distrital, regional e mesmo nacional (este ano, 4 surfistas e 3 mesatenistas do AEV foram apurados para o Campeonato Nacional escolar, ficando o Daniel Berbigão em 3º lugar e os restantes, entre o 5º e o 8º lugar), o que é a todos os títulos, notável. Em anos anteriores, houve mesmo campeões nacionais escolares em Surf (João Soares e David Almeida) e em Ténis de Mesa (Patrícia Santos e equipa de juvenis), além doutras excelentes classificações.
Só através desta ligação é possível obter resultados destes.

AEV

Sugestões de notícias