NO CONCELHO

Câmara comprou apetrechos da companha de arte xávega do “Sr. Maltês”

Embarcação “O Vencedor” também foi adquirida pela autarquia, que já investiu em quatro bovinos da raça marinhoa

Das três companhas de arte xávega que outrora existiram no concelho de Vagos, apenas duas se mantêm no ativo. A terceira, conhecida como companha do “Sr.Maltês”, encontra-se desativada, há vários anos. No entanto, para preservar o seu espólio, a Câmara Municipal adquiriu recentemente todos os seus apetrechos, noticiou a Vagos FM.

De acordo com aquela rádio local, além dos instrumentos de pesca, a autarquia adquiriu também o barco “O Vencedor”, que integrava a mesma companha de arte xávega. O objetivo será que a embarcação integre, no futuro, o Museu da Arte Xávega, que está a ser projetado há algum tempo pela Câmara.
Silvério Regalado, em declarações à Vagos FM, frisou que “melhor do que ter um museu para recordar o passado é termos as companhas a trabalhar, para que as pessoas possam ver no presente as atividades”. Por isso, o atual executivo camarário tem apostado em apoiar aquela arte, tendo aprovado, em 2021, um protocolo para subsidiar, com cinco mil euros, as duas campanhas existentes. Já depois disso, esse mesmo apoio foi reforçado para sete mil euros, por um período de quatro anos.

De acordo com a informação divulgada pela mesma rádio, a Câmara também já procedeu à aquisição dos primeiros bovinos de raça marinhoa, que estão a ser criados pela Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos. “Agora, temos que ir para o terreno ensinar os animais”, referiu Silvério Regalado àquele órgão de comunicação social.

S.F.

Sugestões de notícias