CONSULTÓRIO

Postura das crianças no regresso à escola

Com o início das aulas começam as compras de novo material escolar e dos livros das muitas disciplinas dos estudantes. Com isto recomeça a era das mochilas muito carregadas, as longas horas sentadas nas secretárias e o uso excessivo de aparelhos tecnológicos.
A escolha da mochila deve ser feita em conjunto com os pais, de modo a ser o mais ergonómica possível – não deve ser mais larga que a largura dos ombros e deve estar assente entre ombros e ± 5cm acima da linha da cintura. A mochila deve ser leve, com alças largas e almofadas e, se possível, com cinto na região da cintura para maior suporte. É sempre necessário o uso das duas alças.
A organização da mochila deve ser feita no dia anterior e os pais devem ensinar a criança a distribuir e avaliar o peso da pasta – a mochila deve pesar no máximo 10-15% do peso da criança.
Os pais devem estar atentos a sinais de alarme, tais como, dificuldade a colocar e tirar a mochila, dores quando têm a mochila, adormecimento/formigueiro dos braços, inclinação da criança para a frente para compensar o peso e marcas vermelhas no sítio das alças.
Na escola, as cadeiras devem, idealmente, ser fixas, com costas adaptadas à curvatura da coluna. As cadeiras giratórias e/ou com rodinhas são desaconselhadas.
A criança deve sentar-se próxima da mesa, de forma a não se inclinar enquanto lê e escreve, manter as costas bem apoiadas no encosto, os pés a tocar no chão e os joelhos a 90º. Idealmente, a criança não deve permanecer mais de 30 minutos seguidos sentada.
Relativamente aos aparelhos eletrónicos, os ecrãs devem estar ao nível dos olhos, o teclado ao nível dos cotovelos a aproximadamente 50-60 centímetros e, se usar rato, deve manter os cotovelos ao lado e próximos do corpo.

Assim, a postura na cadeira, o uso correto das mochilas e uma utilização confortável dos dispositivos eletrónicos pode prevenir dores agudas e problemas futuros!

Dr. Afonso Carvalhal
USF Senhora de Vagos

Sugestões de notícias