CONSULTÓRIO

Médico de família- Qual o seu papel na saúde?

O Médico de Família é um profissional de saúde especializado em Medicina Geral e Familiar, sendo, habitualmente, o primeiro contato do doente com o sistema de saúde. É responsável por cuidar dos seus utentes nas diferentes fases de vida, dedicando-se não só à saúde de cada indivíduo, mas também às dinâmicas familiares e contextos sociais.
A importância deste profissional não se restringe apenas ao tratamento de doenças. A prevenção, promoção de saúde e educação da população são outras características-chave do Médico de Família.
Através de consultas regulares, monitoriza a saúde dos seus utentes, aconselha sobre estilos de vida saudáveis e desempenha um papel ativo na prevenção de doenças, com campanhas de vacinação ou rastreios que visam detetar precocemente problemas de saúde
Esta proximidade e acompanhamento permite um melhor entendimento das necessidades de cada utente, contribuindo para a tomada de decisões informadas e personalizadas.
O Dia Internacional do Médico de Família é celebrado anualmente a 19 de maio, com o objetivo de homenagear e reconhecer a importância destes profissionais na prestação de cuidados abrangentes, preventivos e personalizados de saúde à população.

Márcia Moreira Costa
Médica interna da USF Senhora de Vagos

Sugestões de notícias