ECO DA SANTA CASA

Consultas de Neurologia

Um dos serviços do Projeto Memorizar é a Consulta de Neurologia realizada por um médico especialista e efetuada de 6 em 6 meses, sensivelmente. Esta não é uma consulta especificamente dedicada ao diagnóstico, mas sim, mais direcionada ao plano de tratamento e seguimento de pessoas com demência. O objetivo deste serviço é estabelecer um plano de acompanhamento para o doente e para a sua família, respondendo também em situações de crise ou agravamentos abruptos. Normalmente a consulta é realizada no domicílio dos utentes e na presença, sempre que possível, do cuidador ou pessoa de referência, uma vez que os familiares são frequentemente testemunhas essenciais dos esquecimentos e dos erros cometidos, fornecendo informação indispensável para a avaliação na consulta.
No âmbito das Demências, quem deve recorrer a uma consulta de neurologia?
Pessoas com problemas de memória, de linguagem, ou de outras funções cognitivas ou com diagnóstico de doenças degenerativas ou com doenças neurológicas (ou risco de as desenvolverem);
Descendentes ou familiares próximos de pessoas com doença neurodegenerativa e que tenham dúvidas em relação ao seu risco ou em relação aos seus esquecimentos.
Quais são os principais objetivos da consulta de neurologia?
Reconhecer e tratar precocemente défices das funções cognitivas e assim prevenir a instalação de demência;
Identificar e tratar doenças não degenerativas que possam estar a contribuir para as queixas cognitivas;
Excluir a possibilidade de doenças relevantes em doentes com queixas subjetivas de memória;
Diagnosticar e acompanhar doentes com demências de várias etiologias, avaliando-se novas terapêuticas disponíveis de tratamento.
Por fim, salientamos novamente que este é um dos serviços do Projeto Memorizar prestado aos seus utentes.

Telefone: 927385059
Equipa Memorizar

Sugestões de notícias