ECO DA SANTA CASA

Março foi mês de muitas ofertas na CAR

Março traz a primavera consigo e também a mudança de hora. Com dias mais quentes e mais longos cresce a autonomia das jovens acolhidas. Para além da escola, elas estão integradas em outras atividades extracurriculares, na comunidade, que as envolve até horários tardios e por isso merecem, como qualquer filho, umas boleias. Com dias grandes começamos a poupar nas boleias e elas a fazerem mais um pouco de exercício.
Na CAR, março, como na maior parte dos meses do ano, tem aniversários para festejar. Os aniversários foram durante muitos anos sempre festejados ao domingo e havia direito à presença de família e algumas amigas. Com a pandemia criaram-se outros hábitos, e, agora, a maior parte das vezes, a festa acontece no próprio dia do aniversário da jovem, ao jantar, para garantir a presença de todas. Assim, em alguns dias da semana, com alguma sorte, ainda conseguimos substituir as refeições de peixe por outras coisas mais gordurosas e bem ao gosto de todas.
Março trouxe, este ano, a Páscoa para encerrar o mês. A páscoa, na CAR, significa folares, caça aos ovos e aos coelhinhos da páscoa. Mais que tudo a páscoa marca uma quadra feliz para muitas das nossas meninas da CAR que em férias, mais compridas ou mais curtas, junto da família, garantem mais um sopro de esperança no futuro e energia para concluir a última etapa da escola.
Março traz também a secular Feira de Março. As farturas, os carrinhos de choque e outras diversões mais loucas fazem parte do pacote das noites de concertos. Em pequenos grupos, para garantir menos confusão na hora das decisões, as jovens ano atrás de ano aguardam impacientemente a saída do cartaz para definirem os melhores programas de março e de abril.
Março guarda também uma data muito significativa, o dia do pai. Mesmo quando as jovens da CAR não são presenteadas com a presença de um pai cuidadoso e envolvido, o pai continua a ser uma necessidade emocional e por vezes há mesmo a idealização da figura paterna, para poder continuar a existir a esperança que tudo vai acabar bem. Respeitando sempre a vontade de cada jovem acolhida, existiu o planeamento de uma atividade alusiva ao dia. Este ano decidimos fazer um dois em um. A pequena lembrança, que cada menina ofereceu ao seu pai, seguiu via CTT. Depois de embrulhada, cada menina escreveu um postal com uma mensagem bonita, saída do coração, colocou numa embalagem postal e teve que endossar corretamente, antes de ir levar a encomenda ao posto dos correios. Com o envio de cartas cada vez mais em desuso percebemos que muitas das nossas jovens não sabiam como se colocava o remetente e o destinatário e esta atividade foi um bom treino!
Março mês das flores dos pólens e das irritações trouxe ainda o primeiro piquenique do ano.

Casa de Acolhimento Residencial

Sugestões de notícias