O mês de agosto tem sido uma animação para o CLDS 4G Vagos ConVida. A nossa equipa dinamizou um dia do Campo de Férias Vagos em Ação Júnior com os “Jogos sem Idade”.
Numa fase em que o afastamento das várias gerações é cada vez maior devido a alterações da dinâmica familiar, as atividades intergeracionais são cada vez mais importantes na transmissão de valores e na troca de conhecimentos.
Se por um lado as crianças e os jovens beneficiam de uma melhoria no relacionamento com as gerações mais velhas e de uma desmitificação das representações sociais negativas, relacionadas com o envelhecimento, por outro lado, para os idosos, estas atividades fomentam a sua inclusão social, favorecem a sua autoestima e promovem um envelhecimento ativo.
Este momento intergeracional recebeu 10 pessoas idosas e cerca de 100 crianças. Entre o jogo das latas, o jogo dos sacos, a malha e muitos outros, foi um dia cheio de sorrisos e muito animação.
Ainda durante o mês de agosto o CLDS 4G Vagos ConVida vai dinamizar atividades durante 3 dias para os utentes do CAO e do Lar Residencial da Comissão de Apoio Social e Desenvolvimento de Santa Catarina. Para tornar estes dias ainda mais especiais, decidimos pedir o apoio a três associações de Vagos, com o objetivo de as aproximar das problemáticas existentes no concelho, contribuindo simultaneamente para a divulgação dos seus produtos/serviços.
A Mais Feliz Associação irá desenvolver uma sessão de risoterapia e proporcionará experiências neurosensoriais, para além das suas bicicletas e paraquedas.
Com a Confraria da Abóbora teremos uma tarde de culinária, onde a Abóbora será o ingrediente a explorar.
A Associação de Surfistas de Vagos irá proporcionar a estes utentes uma manhã na ria com kaiakes e pranchas de Stand Up Paddle.

Projeto CLDS 4G Vagos ConVida

Sugestões de notícias