OPINIÃO

Medical coaching e coaching de cuidadores

O que é o medical coaching?

É um método que apoia pessoas que passam por uma crise e/ou um desafio de saúde e que foca o desenvolvimento e aperfeiçoamento da resiliência em cinco níveis: físico, emocional, mental, espiritual e social.
Receber um diagnóstico desfavorável, seja de cancro, de uma doença crónica ou até mesmo de um burnout, pode ser opressivo e difícil. Quando a saúde está debilitada, uma série de cenários podem surgir inesperadamente – um futuro repleto de incertezas, de questões importunas e quiçá de sonhos desmoronados. Passar por um processo é esgotante, em que se pode sentir desamparo, solidão e depressão. O medical coaching é um sistema de apoio para que se reconheça e desenvolva aptidões e competências, com o objectivo de alcançar uma vida independente e plena. Por exemplo, desenvolvendo a liderança na tomada de decisões, aperfeiçoando também a comunicação com os profissionais de saúde, promovendo a sua voz. Ou seja, a abordagem é centrada na pessoa, promovendo um cuidado personalizado, ao mesmo tempo que se cultivam a dignidade, a compaixão e o respeito, olhando sempre para as necessidades e circunstâncias específicas de cada um.

O que é o coaching de cuidadores?
Esta outra vertente de coaching visa apoiar os cuidadores informais. Estes cuidadores, que podem ser membros da família, vizinhos ou até amigos, prestam cuidados a pessoas que estão incapacitadas ou a precisar de apoio devido a uma doença. Muitas vezes, é um trabalho extra que surge inesperadamente, com desafios e exigências particulares e muitas vezes extenuantes. Por esta razão, estes cuidadores precisam de suporte para manter o seu auto-cuidado, criar equilíbrio nas suas vidas, aprender a gerir crises, lidar com a dor e também desenvolver aptidões essenciais para o cuidado de outrem. Sabemos o quanto é fácil esquecermo-nos de nós próprios, especialmente quando se cuida de outra pessoa. Portanto, é importante apoiar os Cuidadores a prosperar para além das circunstâncias de prestar cuidados.

Ana Lúcia Coelho (Ana.Lu Coaching)
Medical coach & coach de cuidadores

Sugestões de notícias