NO CONCELHO

ORIGENS DAS BANDAS FILARMÓNICAS

NOTAS…SOLTAS
BANDA VAGUENSE FILARMÓNICA VAGUENSE
1860 – 2023: 163 anos de Música, por Vagos

Como é do conhecimento dos vaguenses, a Banda Vaguense teve início formal no dia 24 de junho de 1860, por iniciativa do então prior de Vagos padre João de Miranda Ascenso (natural de Mira mas sepultado no Cemitério de Vagos).
Desde então, a nossa Banda esteve sempre presente nos mais importantes eventos realizados quer na vila de Vagos quer no país, como nos anos mais recentes em várias manifestações culturais em diferentes partes da europa.
Ainda este mês voltou a prestar toda a sua mestria para abrilhantar a Semana Santa de Zamora (Espanha).
Para relembrar as origens da constituição das Bandas Filarmónicas no mundo recorremos ao trabalho de investigação da autoria de Delmar Domingos de Carvalho, passado a escrita com o título “Ensaio sobre a História das Bandas Filarmónicas – Artigos Meloteca 2009”:
“” ORIGENS: inspiradas nos ideais liberais e da fraternidade, as Filarmónicas nasceram para democratizar a instrução e elevar o nível cultural das pessoas, contribuindo, assim, para concretizar algumas das conceções de João Amos Coménio, o patrono da UNESCO.
Em bom rigor, em muitos países, elas são as Escolas de Música, locais e regionais. Embora surjam, essencialmente, após a Revolução Francesa, podemos ir até origens muito mais remotas que se perdem na noite dos tempos.
Desde que os seres humanos começaram as lutas fratricidas, com uso de meios bélicos, eis que a música foi aliada, como meio de incentivar a força, a coragem e, como forma de lazer, lúdica, nos intervalos entre as guerras. Nesse contexto e mais tarde surgem as fanfarras, constituídas por instrumentos de embocadura e de percussão, usadas pelos militares.
Também, aqui, surge a necessidade de evoluir e criam-se as Bandas militares, que, em parte, acabaram por ser a fonte de recrutamento e de inspiração para as filarmónicas. Aquelas cada vez mais eram constituídas por músicos profissionais e estas por amadores; umas, mais urbanas; e outras, mais rurais, verdadeiras Escolas de Música.
Encontramos Bandas militares desde o Século XVIII, as fanfarras são anteriores, enquanto as Filarmónicas se generalizam no século XIX. Contudo, elas já existiam desde finais do século anterior.
OBJECTIVOS SUPERIORES DAS FILARMÓNICAS: analisando os nomes destas associações, vemos várias palavras que nos comunicam os objetivos das Filarmónicas: Sociedades de Instrução ou ligadas à cultura, com maior abrangência, desde círculo de cultura musical a outras com este vocábulo libertador. Face à falta de instrução das populações, na sua maioria analfabeta, não só em Portugal como noutros países, eis que as pessoas criam meios de elevar os seus níveis culturais e de instrução, constituindo as Filarmónicas, cumprindo uma nobre missão que os ditadores, os demagogos e os inquisidores nunca gostaram, nem gostam! Quanto mais o povo for ignorante, mais facilmente ele é manipulado.
ETIMOLOGIA DE FILARMONIA, FILARMÓNICA E FILARMÓNICO: A investigação sobre a origem das palavras conduz-nos à descoberta da Luz no meio das trevas… No caso, e segundo José Pedro Machado, filarmonia vem do francês “philharmonie”; filarmónica, do mesmo idioma, “ philharmonique”; quanto a filarmónico, do italiano “filarmónico”, criado, em 1622, por Francesco Pona. No mesmo Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, Vol. III, pode ler-se: “filo”, do grego “Philos”, amigo. Por sua vez, segundo o “Grande Dicionário Contemporâneo Francês-Português” de Domingos de Azevedo, 1ª Edição, de 1887-1889, “philarmonique” significa “sociedades de amadores de música”. No inglês, surge-nos “philharmonic” que se usa, como substantivo, filarmónica, como adjectivo, filarmónico; no alemão, “philharmonie”, filarmónica e “philharmonisch”, filarmónico, e assim por diante. Vemos, assim, que esta designação é comum nas diversas línguas. Ora, em filarmonia, surgem-nos dois vocábulos: “philos”, que quer dizer, “amigo” e “harmonikos”, harmonia. Quanto a “harmónico”, eis a raiz harmonia e o sufixo “ ico” do latim “ icu” e este do grego “ikós” que significa pertença, relação: logo filarmónico será o que tem relação com a filarmonia ou que a ela pertence, Sociedade Filarmónica, Banda-Filarmónica, etc.””
(continuaremos nas próximas edições)
Votos de muitas “Notas…Soltas” nas nossas vidas.
José A. Almeida

Sugestões de notícias