ECO DA SANTA CASA

Março traz consigo a primavera e uma data importante: O dia do Pai

O pai desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da criança, tanto em termos da sua saúde mental quanto da saúde física. A presença de um pai amoroso e envolvido pode contribuir significativamente para a autoestima, autoconfiança e segurança emocional de uma criança. Os pais são um dos primeiros modelos de comportamento para as crianças. O modo como o pai se comporta em relação à mãe, aos amigos, aos familiares, no trabalho e na saúde pode influenciar a maneira como a criança irá se comportar no futuro. O pai pode ajudar a criança a desenvolver habilidades sociais, como comunicação, o trabalho em equipe, a liderança e a resolução de conflitos. A interação com o pai pode ajudar a criança a desenvolver uma compreensão mais ampla da sociedade e do mundo em geral. O pai pode ajudar a criança a desenvolver habilidades cognitivas, como pensamento crítico, a resolução de problemas e a criatividade. A brincadeira com o pai pode ajudar a criança a desenvolver habilidades de raciocínio espacial, que são importantes para o sucesso em matemática e ciências. O apoio emocional do pai pode ajudar a criança a lidar com o stress e os desafios da vida.
E quando os filhos não foram presenteados com a presença de um pai amoroso e envolvido, como acontece frequentemente com as meninas da CAR?
Mesmo assim o pai continua a ser uma necessidade e as jovens na tentativa de se organizarem mentalmente recorrem à idealização da figura paterna, construindo uma imagem de um modelo idealizado de pai. Muitas vezes, essa idealização está ligada às suas expectativas sobre como um pai se deve comportar, como deve ser a sua personalidade, os seus valores e as suas habilidades. Porém nenhum pai é perfeito e as expectativas idealizadas podem ser difíceis de alcançar na realidade. É normal sentirem desapontamento ou frustração quando a figura paterna não corresponde a essa idealização, mas é importante reconhecer e valorizar as qualidades que ela possui.
Além disso, a figura paterna pode assumir muitas formas diferentes, como avós, padrastos, tios e amigos próximos, e essas pessoas também podem desempenhar um papel importante na vida de alguém.
Assim, mesmo lidando entre a idealização e a realidade o dia do pai foi lembrado e festejado na CAR com as jovens a preparem uma oferta para o seu pai, seja ele um pai biológico ou só do coração. Cada uma decidiu dar ou não dar e a quem dar …
Casa de Acolhimento Residencial

Sugestões de notícias