NO CONCELHO

Boco assinou compromisso e é mesmo uma “Aldeia de Portugal”

Está a ser criada uma associação com propósito de preservar e valorizar o património local

Com objetivo de definir o compromisso coletivo de valorização da aldeia do Boco, concretizando a sua adesão à rede de Aldeias de Portugal, foi assinada, a 11 de fevereiro, a Carta de Compromisso de Adesão. A cerimónia simbólica teve lugar no Largo da Capela e firmaram o documento os representantes da Associação de Turismo de Aldeia, da AIDA CCI – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro, do município de Vagos e da Junta de Freguesia de Soza.
Segundo nota informativa da Câmara Municipal, ao aderir à rede, a Aldeia do Boco “compromete-se a assegurar a manutenção das condições que suportaram a classificação da aldeia, a manter o funcionamento do grupo de trabalho da Aldeia, a garantir o desenvolvimento do Plano de Valorização e à sua avaliação regular”, assim como a “participar nas dinâmicas da rede, nomeadamente nos eventos promovidos pelas Aldeias de Portugal”.
A classificação do Boco como Aldeia de Portugal já havia sido atribuída a 17 de julho, pela Associação de Turismo de Aldeia, num processo que contou com a participação da população local. Seguiu-se, depois, a construção do Plano de Valorização da Aldeia, também participado pela comunidade, onde foi desenvolvido um plano de atividades a desenvolver ao longo de 2023. A Festa de Santo Inácio, a desfolhada à moda antiga e recolha de produtos agrícolas, a limpeza das levadas “Levadas limpas, Aldeia feliz”, o magusto, workshops e a comemoração do Dia Nacional dos Moinhos são iniciativas que integram o plano. Existe, ainda, uma atividade de grande destaque, a “Tradições da nossa aldeia”, que contempla várias experiências dirigidas a visitantes, como é o caso da iniciativa “Jante na Azenha”.
“Pro.Boco”
“Pro.Boco – Associação de Promoção e Requalificação da Aldeia do Boco” é a associação local que está a ser criada, no Boco, com objetivo de desenvolver as várias atividades planeadas para a aldeia. E o seu propósito principal, anunciou a Câmara, é “preservar e valorizar o património molinológico, material e imaterial, potenciando ao mesmo tempo a criação de emprego local e o desenvolvimento económico do lugar do Boco”. A promoção de atividades de âmbito cultural, turístico e natural também está nos planos da futura associação, que se encontra em processo final de formalização.

S.F.

Sugestões de notícias