Em Janeiro o frio não nos parou! Sempre ouvimos dizer que “quem em janeiro lavrar, tem sete pães para o jantar” por isso, pusemos mãos-à-obra e fartámo-nos de trabalhar.
Este mês, tivemos o gosto de receber na nossa Casa muitas visitas: os meninos da Escola Primária da Quintã vieram cantar para nós, com umas vozes bem afinadas e uns sorrisos luminosos, também nos ofereceram um bonito postal. Os meninos querem adotar uns avós e nós, queremos muito ter mais netinhos! Também recebemos o Grupo de Jovens de Santo António, que vieram cantar as janeiras. Tomara que venham também para as “fevereiras”, “marças”, “abrilas” e sempre que puderem, adoramos recebê-los! Prometemos que oferecemos um lanchinho!
Para assinalar o Dia de Reis, também nós adorámos o menino Jesus. Ao lanche, deliciámo-nos com Bolo Rei. Também já estamos a preparar a nossa oferenda para o Cortejo de Reis da Paróquia de Santo António, a realizar a 29 de Janeiro. Também participaremos e daremos o nosso contributo.
No dia 10, recebemos o Sr. Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, na nossa Casa. O Sr. Bispo quis saber como estamos, conversou connosco e deu-nos algumas palavras de coragem e esperança. As nossas portas ficarão abertas para o seu regresso, ficamos muito gratos pela sua visita.
Depois, cá por casa, manteve-se a azáfama do costume, fizemos sumo de laranja, com laranjas do nosso quintal para nos protegermos das gripes e constipações da época. Também fizemos bolachinhas de manteiga e broas de abóbora. Somos uns gulosos! Andámos nas plantações de suculentas para embelezar a nossa Casa e também planeámos a renovação no nosso Refeitório. Parecemos uns arquitetos, até uma maquete construímos para ver melhor como ficará.
Experimentámos um jogo novo, o Jenga, que deu para nos rirmos, até nos doer as barrigas! Muita gargalhada se ouviu, nesse dia, cá em Casa. A Maria não acertava uma porque se ria sem parar e o Jaime fazia tremer a torre só com a sua respiração! A Rosa tinha sempre medo de a fazer cair e a Júlia estava sempre na espectativa de a ver mesmo cair! A Alice ajudava a reconstruir a torre, sempre que ela desabava, mas nem sempre corria bem… Que divertido! Vamos repetir!
Por fim, saímos bem agasalhados e bem animados, para ir ao teatro. Vimos “Todos Somos uma Canção” no Centro de Educação e Recreio, em Vagos. Aqueles jovens, que já conhecemos de outras andanças, continuam a fazer-nos tão bem. Nem vimos o tempo passar quando eles nos contam as suas histórias! Obrigado CLDS pelo convite.

Terminamos com uma mensagem do poeta Eugénio de Andrade, que nos parece refletir a nossa disposição e a forma como devemos procurar encontrar o que de belo a vida tem para nos oferecer, todos os dias:
(…)
“É urgente inventar alegria,
Multiplicar os beijos, as searas,
É urgente descobrir rosas e rios
E manhãs claras.”
(…)

Centro Social e Paroquial de Santo António

Sugestões de notícias