OPINIÃO

NATAL TODOS OS DIAS

Caros leitores,

Estamos a vivenciar mais uma quadra natalícia, tão pródiga em encontros e reencontros, sejam eles familiares, no círculo de amigos ou até em ambiente de trabalho. As relações estreitam-se. Tornamo-nos mais próximos, desenvolvemos mais empatia, somos mais tolerantes. Em poucas palavras, tornamo-nos pessoas melhores, independentemente das provações e desafios que tenhamos de enfrentar.
Esta é também uma altura privilegiada para refletirmos e fazermos balanços. Neste aspeto, o ano que, rapidamente, está a caminhar para o seu epílogo, trouxe-nos um conjunto de situações que puseram à prova – uma vez mais – toda a nossa capacidade de sermos resilientes. Particularmente uma.
Mal refeitos das sequelas da pandemia de COVID-19 que nos assolou nos últimos dois anos, com consequências que ainda estão bem patentes na nossa sociedade, a todos os níveis, fomos surpreendidos com o que julgávamos absolutamente impensável em pleno século XXI: o eclodir de um conflito armado na Europa, por via da ignóbil invasão militar da Rússia à Ucrânia que, infeliz e lamentavelmente, ainda perdura, com consequências à escala global.
Desde logo, na vertente humanitária, com o êxodo de milhões de ucranianos, forçados a sair das suas casas, das suas terras, do seu país, para enfrentar o mais absoluto desconhecido, à espera de uma mão amiga que os amparasse, de uma palavra que os reconfortasse, de quem os acolhesse e encaminhasse.
Nesta perspetiva, Vagos, esteve ao nível que se exigia. Disponível, desde a primeira hora, acolheu cerca de uma centena de refugiados provenientes da Ucrânia. Para além de abrigo, ensinou-lhes a língua e fez todos os esforços conjuntamente com a comunidade empresarial para lhes dar um caminho novo, feito de oportunidade e, sobretudo, de Paz.
Procurámos ser discretos nestas ações, porque o bem pratica-se, não se publicita.
Esta guerra fez também aumentar os custos com a energia e, com isso, que todos os bens e serviços subissem vertiginosamente. Com a inflação em níveis que já não se viam há décadas, devemos ser verdadeiros em antecipar, com alguma apreensão, o ano de 2023 que se avizinha. Vai ser mais difícil para todos, mas sobretudo para os mais frágeis e menos protegidos.
Assim sendo, teremos TODOS como missão, estar redobradamente atentos aos sinais que formos percebendo. Nomeadamente às diversas fragilidades sociais que se poderão agudizar em função da conjuntura atual.
É tempo de Amor, Paz e Esperança, mas tem este também que ser um tempo de Verdade e Solidariedade. De encontros e reencontros, não só com a família e com os amigos, mas com todos aqueles que precisarem de nós.
Assim faremos o verdadeiro Natal, todos os dias!
Um Santo e Feliz Natal e um Próspero Ano de 2023.

Silvério Regalado
Presidente da Câmara Municipal de Vagos

Sugestões de notícias