CONSULTÓRIO

A ceia de natal vem aí…

Com o natal a chegar, as famílias unem-se, as prendas trocam-se e as mesas enchem-se de comida.
Além das coisas boas, esta época festiva é acompanhada, frequentemente, por uma deterioração da saúde. É importante relembrar que o natal está associado a um aumento de peso e os abusos alimentares e também de álcool são os principais agressores desta altura.
Alguns dos erros mais comuns desta época são comer demasiadas entradas, quantidades de alimentos no prato principal e de álcool no copo abundantes, consumo de fritos exagerado – as rabanadas e os sonhos são doces fritos e típicos do natal – e o sedentarismo. Por fim, um erro habitual é ter um mês inteiro de mesas recheadas, seja em convívios ou outros jantares festivos.
A consequência mais comum são os problemas gastrointestinais, tais como a diarreia, as náuseas e, ocasionalmente, vómitos. Estão também descritos episódios de engasgamento por alimentos e por outro lado, coma por intoxicação alcoólica.
Por forma a prevenir alguns destes problemas e conseguir viver estes dias de abundância da melhor forma, é aconselhável fazer uma boa seleção de alimentos para aperitivos, deixando de parte os doces, as comidas processadas e salgadas. Sugere-se o consumo de queijos frescos, frutos secos em quantidade moderada, saladas ou então, iniciar a refeição com sopa que irá saciar por mais tempo e é uma ótima fonte de nutrientes e vitaminas.
Na tentativa de não exagerar em quantidade, pode experimentar um pouco de cada prato ou sobremesa, utilizando por exemplo uma colher como medida doseadora. Para acompanhamento do ingrediente principal (bacalhau, polvo, perú…) deve investir em couves, legumes e hortícolas. As batatas e arroz podem ser consumidos, mas em quantidades reduzidas.
Tente ter uma alimentação saudável e controlada durante o mês de dezembro e janeiro planeando refeições saudáveis, tendo já em vista alguns abusos que são cometidos regularmente nas festividades.
Qualquer dúvida ou questão, consulte o seu Médico de Família.
Festas felizes são festas saudáveis!

Afonso Carvalhal
Interno de MGF da USF Senhora de Vagos

Sugestões de notícias