No passado dia 31 de outubro comemorou-se na nossa instituição o Halloween. Embora não seja uma tradição portuguesa, é uma data muito aguardada pelas nossas crianças. Através da colaboração dos pais chegaram à instituição diversos elementos alusivos ao Halloween, como abóboras, fantasmas, chapéus de bruxa entre outros. Tais elementos permitiram decorar o nosso espaço, e mais tarde foram apresentados a um júri muito peculiar, os nossos idosos. Através desta festividade pudemos juntar várias valências, realizar o nosso concurso e partilhar um delicioso lanche, feito com a ajuda dos nossos idosos.
Com o mês de novembro chegam as aguardadas castanhas. Na creche elaboram-se trabalhos, ouvem-se canções, conta-se a lenda de S. Martinho e ouve-se a história da Maria Castanha. No dia de S. Martinho tivemos a oportunidade de visualizar a simulação da tradicional fogueira do Magusto, onde antigamente se assavam as castanhas. Também pudemos ouvir a lenda de S. Martinho contada pelos nossos “avozinhos” e saborear as castanhas assadas. São tradições que se revivem, memórias que se avivam e saberes que se partilham.
Avizinha-se a chegada do Dia Nacional do Pijama, e com ele relembra-se o direito que cada criança tem em ser acolhida numa família que a proteja, valorize, mas acima de tudo que a ame. De forma a assinalar esta data, na creche, as crianças realizam alguns trabalhos sobre o tema e vêm vestidas com os seus pijamas favoritos. Assim, enaltece se o valor da família e a importância desta no desenvolvimento e bem-estar da criança.

Sugestões de notícias