DESPORTO

Associação de Surfistas de Vagos

A Associação de Surfistas de Vagos (ASV) foi fundada por escritura pública realizada em 13 de maio de 2014, por cerca de 20 sócios-fundadores, sendo uma associação pública de direito privado, sem fins lucrativos, que tem por objetivo principal a promoção das atividades náuticas, designadamente do Surf, numa perspetiva de lazer e de desporto para todos e, também, de competição. Bruno Rocha, sócio fundador e Presidente da Direção, refere-se ao presente e ao futuro desta associação.
Sede e organização
A primeira sede foi em casa do sócio fundador, na Lomba. Atualmente a sede é na EB1 da Vagueira-centro que, estando desativada, foi disponibilizada à ASV para fins de utilização como sede de apoio à atividade desportiva e, no seguimento dessa utilização, através de uma candidatura ao programa “MAR 2020”, promovida pelo Município e apoiada pela ASV, no valor de 140 mil euros, foi adaptada a Centro de Formação e Desenvolvimento de Desportos Náuticos.
Sendo um mini Centro de Estágios, possui uma zona de dormidas (8 beliches) e de alimentação (sala e cozinha), bem como uma sala de formação, ginásio e zona de armazenamento, apresentando muito boas condições para as finalidades que pretende. A Associação apresenta estabilidade diretiva e financeira
Atividade desportiva
A atividade desportiva possui duas componentes: a de competição federada e a de promoção de atividades desportivas de formação e de lazer, com uma forte componente social.
A atividade federada
Quanto à primeira vertente, a ASV tem atualmente 12 atletas inscritos na Federação Portuguesa de Surf, em três variantes da modalidade: Bodysurf (que se realiza sem prancha, utilizando o corpo para deslizar nas ondas, podendo o surfista utilizar barbatanas), Knee Board (em que o surfista apoia os joelhos na prancha, podendo utilizar barbatanas) e o Surf tradicional, no qual o surfista desliza nas ondas, apoiado nos pés e em posição vertical.
Estes atletas têm cada um o seu treinador, realizando os seus treinos de forma autónoma, quase sempre, no mar da praia da Vagueira e com uma periodicidade variável, mas sempre várias vezes por semana. Participam em provas federadas de âmbito regional e nacional de cada especialidade, havendo já alguns resultados muito relevantes: Miguel Rocha foi já, por três vezes, Campeão Nacional de Bodysurf, no escalão sénior e Tiago Mesquita foi, também, Campeão Nacional de Bodysurf, mas no escalão júnior. Na modalidade de Surf a Miriam Julião, com apenas 14 anos, será, porventura, a atleta com um futuro mais prometedor; compete nas etapas dos campeonatos regionais e na liga MEO Surf, na categoria Open. Venceu duas etapas do RipCurl do Gromsearch , tendo conseguido o apuramento para a final europeia na categoria de sub 14. Recentemente, classificou-se em 3º lugar no Campeonato Nacional de Esperanças, na categoria sub-18 e é já presença regular nos estágios da seleção nacional de Surf.
A atividade de lazer e de formação
Nesta vertente, a ASV tem apresentado candidatura ao Programa Nacional de Desporto para Todos, do IPDJ, tendo obtido aprovação e financiamento desta entidade nos 4 últimos anos, num projeto que tem por objetivo promover o Surf junto do maior número de pessoas.
Em parceria com a “Migas Surf School” tem implementado estes projetos em junto de diversos grupos-alvo: CASD de Santa Catarina (Residência Autónoma, com jovens com handicaps), Santa Casa da Misericórdia de Vagos (Unidade Residencial), população ativa, em regime de livre participação (aulas abertas ao público) e com o Agrupamento de Escolas de Vagos, designadamente nas AEC.
Ainda nesta dimensão, também organiza eventos abertos à população, designadamente o Surf na Vila (realizado anualmente para comemorar a data da fundação) e o Night Drop Surf, realizado também anualmente, em finais de agosto.
Campeonatos
A ASV tem colaborado na captação e dinamização de vários campeonatos na Praia da Vagueira, como é o caso da Etapa do circuito nacional de bodysurf “Vagueira PRO”, e na recente etapa realizada do Circuito Regional de Surf do Norte.

Cooperação entre o AEV e a ASV
São diversas as iniciativas conjuntas entre as duas entidades: nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) realizadas no Centro Escolar da Boa Hora com o 3º e 4º anos (cerca de 50 alunos) com o desenvolvimento semanal de modalidades náuticas (Canoagem, Vela e Surf), a ASV apoia o desenvolvimento do Surf, disponibilizando equipamentos e assumindo os custos do apoio técnico desta modalidade (treinador João Gomes e restante staff técnico da Migas Surf School).
Também se disponibiliza o Centro Náutico da Vagueira, permitindo a sua utilização pela comunidade durante os meses de julho e agosto, tendo, neste verão, havido cerca de 150 utilizadores de lazer, assim como a colaboração em ações conjuntas como, por exemplo, no Dia Europeu do Desporto e na Semana da Mobilidade), são, também, realidades com passado e com futuro
A realização se sessões conjuntas de formação de professores e de monitores, a cedência das instalações ao AEV para a realização de ações de formação sobre temáticas náuticas, são, também, realidades com passado e com futuro.

Sugestões de notícias