Sem categoria

Novembro Azul- relembrar a Diabetes

Celebra-se a 14 de novembro o Dia Mundial da Diabetes, que pretende chamar a atenção dos cidadãos e dos governantes para esta doença.
A Diabetes é uma doença crónica, progressiva e debilitante que afeta cerca de 13% da população adulta portuguesa e cuja prevalência irá aumentar nos próximos anos. É caracterizada por níveis elevados de açúcar no sangue (glicemia), devido ao facto de o corpo não produzir ou não conseguir utilizar insulina suficiente. A insulina é uma hormona produzida pelo pâncreas que ajuda a glicose dos alimentos a passar do sangue para o interior das células, onde é utilizada para produzir energia.
Há dois grandes grupos de diabetes: Diabetes Mellitus tipo 1, na maioria das vezes diagnosticada em crianças e jovens adultos, e que ocorre quando o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente; Diabetes Mellitus tipo 2, a mais frequente, em que o organismo se torna resistente à insulina ou em que a sua produção se torna insuficiente.
Os fatores de risco para o aparecimento de diabetes tipo 2 incluem excesso de peso/obesidade, alimentação inadequada, não praticar exercício físico, envelhecimento, ter tido diabetes durante a gravidez ou ter familiares com diabetes.
A Diabetes é uma doença geralmente silenciosa, não provocando sintomas. No entanto, em alguns casos pode provocar sede e fome intensas, urinar em excesso, perda de peso, cansaço, boca seca e visão turva. Se desenvolver algum destes sintomas, fale com o seu médico!
O diagnóstico é feito através de uma análise de sangue, medindo-se o valor da glicemia.
O diagnóstico precoce e o bom controlo são importantes para prevenir complicações, que aumentam o risco de morte prematura! Os níveis elevados de glicose no sangue ao longo do tempo vão provocando danos em vários tecidos do corpo. Estes incluem: problemas de visão e cegueira, doença renal, má circulação do sangue, lesão dos nervos, úlceras, infeções e amputações, disfunção sexual e doença cardíaca e cerebral.
Esta doença não tem cura e o tratamento varia consoante o tipo de diabetes, o seu controlo e a própria pessoa. É essencial manter um estilo de vida saudável, que inclua uma alimentação equilibrada e adequada, a prática de atividade física, não fumar, o controlo da pressão arterial e do colesterol.

Inês Miguéis Ferreira,
Médica Interna USF Flor de Sal em colaboração com a USF Senhora de Vagos

Sugestões de notícias