EFEMÉRIDE

1986 – «Agrupamento Nossa Senhora de Vagos»
ganha força no concelho

EFEMÉRIDE

FORTEMENTE EMPENHADA em incrementar atividades juvenis, a Paróquia de Vagos lançava, em 1986, o Agrupamento de Escuteiros. Com boa aceitação da comunidade, o movimento – que seria o primeiro a nível concelhio – tinha, como principal entusiasta, o pároco local, Pe. Teixeira das Neves. Tinha 60 anos, e vivera intensamente, durante vários anos em Angola, o sistema educativo (formar a alma dos jovens pelo jogo, em campo, em contacto com a natureza), de Baden Pawell. Um “bichinho que rói”, confessava, entre amigos, à mesa do café, e não regateava esforços quando surgiam colaboradores adultos, dispostos a dinamizar a causa.
Com sede própria, cedida por um casal de residentes, o Agrupamento lutava, no entanto, com carências de vária ordem: faltava material de campo, tendas, trens de cozinha e diversos outros utensílios de apoio às atividades. E principalmente auxílio financeiro, para minimizar as múltiplas necessidades, que deveria ser disponibilizado pelo município. O qual fora recusado, em março daquele ano, na primeira distribuição de subsídios, por se «constatar que ainda não era suficiente conhecida a ação do Agrupamento», pese embora o pedido tivesse sido feito pelo próprio pároco. A verba de 300 contos, apenas seria aprovada pelo Executivo de João Rocha, na reunião de 28 de novembro: como refere a ata, o subsídio concedido destinava-se à «compra de diverso material para a formação de Grupo de Escuteiros da Paróquia».
A existência do «Agrupamento Nossa Senhora de Vagos» seria oficializada a 8 de dezembro – Dia da Imaculada Conceição -, no decorrer de uma cerimónia presidida pelo Pe. Georgino Rocha, vigário episcopal, em representação do Bispo de Aveiro. Muito concorrida, de assinalar a presença de representações dos agrupamentos de Sangalhos, Aveiro, S. Jacinto, Fermentelos e Ílhavo e região de Coimbra, e ainda o chefe e assistente regionais, Vítor Silva e Pe. Costa Leite. Pelo vigário episcopal foram investidos os novos dirigentes: Manuel Augusto Frade (chefe do Agrupamento), e César Sarabando Marques (secretário). Por seu turno Mária Fátima Frade, foi investida «chefe de alcateia», António Pereira Ribeiro «chefe de grupo» e Anabela Pereira «caminheira».
Fizeram ainda as promessas 15 «exploradores juniores», divididos por duas patrulhas: «Águias» – Sónia Maria Frade, Paula Cristina Lázaro, Margarida João Rei, Sandra Paula Martins, Teresa Carmo Rocha, Mafalda Maria Frade e Martha Maria Fernandes; «Panteras» – Luís Agripino Rocha, Pedro Carlos Tomás, Marco António Rei, João Ricardo Almeida, Alberto Augusto Santos, António Henrique Samagaio, Paulo Alexandre Santos e António José Silvestre.
A nova sede dos Escuteiros (Agrupamento 822), junto ao Santuário de Nossa Senhora de Vagos, seria inaugurada a 17 de outubro de 2004 por José Almeida Cesário, Secretário de Estado da Administração Local.

Eduardo Jaques

Sugestões de notícias