ECO DA SANTA CASA

Dia Mundial da Alimentação

16 de outubro

Na Infância a alimentação tem um papel importante ao nível do crescimento e do desenvolvimento da criança. É durante este período, da Primeira Infância, que é possível moldar o seu paladar e hábitos alimentares que irão ter um papel fundamental na saúde ao longo da vida.

Desde muito cedo que as crianças começam a manifestar a sua preferência por determinado tipo de alimentos em detrimento de outros. A recusa de alguns alimentos como: legumes, peixe, carne e fruta começa a ser frequente e muitos pais têm dificuldade em os inserir na sua alimentação diária. No entanto, os pais e familiares próximos têm um papel fundamental neste processo, uma vez que são os modelos que eles tendem a imitar. Se não existe um exemplo de alimentação saudável por parte dos pais, os filhos irão refletir esses comportamentos durante as refeições.
Sabemos que o processo de introdução de alimentos que as crianças menos gostam não é fácil, no entanto, é importante não desistir e continuar a insistir, nem que para isso tenhamos que utilizar diferentes estratégias: ex. misturar os legumes com alimentos que a criança já goste; construir desenhos no prato com os alimentos para tornar o prato mais atrativo; preparar o alimento com diferentes confeções…
Uma das consequências de uma alimentação incorreta é a obesidade infantil que pode contribuir para o desenvolvimento e agravamento de outras doenças. Para esta situação contribui o consumo em excesso de açucares e gorduras (bolos, sumos, batatas fritas, cereais de pequeno almoço açucarados…). As refeições a horas certas, bem como o exercício físico, não petiscar entre as refeições, são algumas das estratégias recomendadas pelos profissionais de saúde infantil.

Para além do referido anteriormente, é importante que sempre que possível as refeições sejam feitas em família, em ambientes calmos, sem pressões, sem exigências e sem recorrer a equipamentos eletrónicos (tablets, telemóveis, televisão…). Estas são momentos de partilha e vivências em família, que devem ser valorizadas e aproveitadas para reforçar laços.

Centro Infantil

Sugestões de notícias