NO CONCELHO

Veículo dos bombeiros de Vagos ardeu em Manteigas

Prejuízos ultrapassam os 40 mil euros. População tem-se mobilizado para ajudar e já há apoios prometidos

A destruição de uma viatura de comando dos Bombeiros de Vagos, que foi consumida pelas chamas, no incêndio de Manteigas, na Serra da Estrela, a 12 de agosto, não deixou indiferente a população vaguense. De imediato, começaram a mobilizar-se iniciativas, nomeadamente por parte de paróquias, de forma a angariar fundos para a associação humanitária. E também a Câmara Municipal já se ofereceu para ajudar.

A viatura era conduzia por Fernando Cheganças, comandante dos bombeiros de Vagos, quando ficou cercada pelo fogo que lavrava na Serra da Estrela, devido à mudança do vento. Tanto o comandante como os restantes operacionais que estavam no terreno conseguiram escapar sem ferimentos. Mas o veículo ficou totalmente destruído.

Os prejuízos com a viatura – que ficou completamente carbonizada – ultrapassam os 40 mil euros. E, a esse montante, junta-se o do estrago no motor de outra viatura de comando, cujo motor queimou, também quando os bombeiros de Vagos regressavam do incêndio de Manteigas.

A braços com várias despesas – que contam, também, com obras de renovação no quartel e com a necessidade de adquirir uma viatura de combate a incêndios industriais –, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vagos já começou a contar com o apoio da população. A paróquia de São Miguel de Soza anunciou duas datas (21 e 28 de agosto), em que vai angariar donativos no final da eucaristia. E a paróquia de Fonte de Angeão teve a mesma iniciativa, nos dias 21 e 27.

Na sequência da destruição do veículo, a Câmara de Vagos já assegurou, em reunião do executivo, uma comparticipação financeira aos bombeiros, para aquisição de duas viaturas de comando. E disponibilizou o veículo da Proteção Civil, para ser usado pelos bombeiros quando necessário.

As intenções de apoio multiplicam-se. O cantor José Cid, no concerto que deu na Vagueira, anunciou que quer fazer um concerto solidário em Vagos, em outubro ou novembro, cuja receita reverterá para os bombeiros. De referir, ainda, que, no seu habitual peditório “auto-STOP”, a 14 de agosto, a associação conseguiu angariar 18 106 euros, contando também com uma doação da comissão de festas de Ouca, no montante de 396 euros.

S.F.

Sugestões de notícias