NO CONCELHO

Três detidos por caça em zona proibida

GNR encontrou em flagrante três homens, com idades entre os 66 e os 75 anos, a caçar numa área protegida

Três homens, com idades compreendidas entre os 66 e os 75 anos, foram detidos, no dia 18 de setembro, por terem sido apanhados em flagrante, pelo Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, a caçar numa área de proteção, em Santo André de Vagos. As armas dos três caçadores acabaram apreendidas, assim como 32 cartuchos.
Segundo a GNR, a detenção aconteceu na sequência de uma ação de patrulhamento. “Os elementos do SEPNA detetaram três suspeitos a exercer o ato venatório em área de proteção, nomeadamente a menos de 500 metros de instalações de criação animal”, adiantou aquela força policial. Os homens foram constituídos arguidos e comunicados ao Tribunal Judicial de Vagos.
A GNR recordou que o exercício de caça é proibido, nas áreas de proteção, “devido ao risco que pode representar para a vida, saúde e tranquilidade das pessoas, ou pela possibilidade de causar danos materiais”. Praias de banhos e terrenos adjacentes a escolas, hospitais, prisões e lares de idosos são algumas dessas áreas. Junta-se à lista instalações industriais de criação animal – bem como terrenos circundantes, numa faixa de 500 metros de proteção –, povoados, estradas nacionais, autoestradas, entre outros locais.

S.F.

Sugestões de notícias