EDITORIAL EDITORIAL

Que seja sempre um ano melhor

EDITORIAL

Desejo sempre, para mim e para os outros, que o novo ano que chega seja melhor. Não se trata de insatisfação ou de ambição desmedida, mas sim da convicção de que, não sendo a felicidade um estado de graça completo – nem sequer tangível a cem por cento –, qualquer coisa de bom que se acrescente à nossa vida vai torná-la mais feliz. Tornar-nos mais felizes.
Ainda que desejar que o ano seguinte seja sempre melhor do que aquele que passou possa ser – é, aliás – uma utopia, se há altura para sonhar é a do Natal. Por isso, enquanto diretora do Eco de Vagos, desejo a todos os nossos leitores, sem exceção, que o novo ano seja melhor do que este que está prestes a terminar. De coração.
Os tempos não são fáceis e longe vão os natais inocentes em que a esperança trazida pela estrela que brilhou, um dia, em Belém, bastava para aquecer a época. Há guerras a acontecer Mundo fora – uma delas à porta da Europa –, há fome a crescer, há menos poder de compra no nosso país, há uma intolerância cada vez maior entre os seres humanos, há mais ódio descarado, o acesso à saúde já foi mais simples e, para muitos, felicidade seria ter uma casa que pudessem pagar. Este é o lado cru dos nossos dias. Um lado que não nos deve impedir de sonhar com tempos melhores – e fazer por isso –, mas que também não nos deve fazer assobiar para o lado como se nada estivesse a acontecer.
Mas repito: se há altura para sonhar é a do Natal. Então, deixemo-nos também abraçar pelo espírito natalício, pela música, pelas luzes que iluminam as casas e as ruas, pelos convívios entre amigos e família, pelos encontros, pela manta que se coloca nas pernas, enquanto se vê televisão à lareira – sozinhos ou acompanhados –, com uma chávena de chá ou de café nas mãos. E que os sonhos – e quem diz sonhos quer dizer esperança – não se esfumem no virar do ano, nos primeiros dias de janeiro. Um Feliz Natal a todos, com o sincero desejo de que todos, à sua forma, encontrem tranquilidade e paz. Até 2026!
Salomé Filipe
Diretora do Jornal

Sugestões de notícias