Bispo D. António Moiteiro presidiu à eucaristia. Festa com música encerrou o evento, no Pavilhão Desportivo Municipal
O Pavilhão Desportivo Municipal de Vagos voltou a ser pequeno para acolher, mais um ano, o Almoço Sénior, organizado pela Câmara Municipal, no âmbito do Programa “VITALidade”. No total, foram cerca de 1200 os seniores que se reuniram no evento, que teve início com uma missa, presidida por D. António Moiteiro, bispo de Aveiro.
Não faltou fé, convívio e animação. Depois da missa, os 1200 participantes almoçaram no Pavilhão Municipal, seguindo-se um momento musical, ao início da tarde. De acordo com informação divulgada pela Câmara, dos participantes no encontro, 400 estão integrados em Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho, enquanto “aproximadamente 800” eram “provenientes da comunidade, refletindo a ampla participação e envolvimento da população sénior”.
Viagem a Ovar
Também no âmbito do “VITALidade”, o município encontra-se a organizar visitas culturais a Ovar – apresentada como “Cidade-Museu Vivo do Azulejo”. E as últimas duas acontecem nos dias 28 e 30 de outubro. A saída está programada para as 9 horas, no Pavilhão Desportivo, e, durante a manhã, os participantes vão poder fazer uma visita guiada ao Percurso do Azulejo e participar numa oficina de pintura em azulejo. Após o almoço – em regime livre –, acontece outra visita guiada, desta vez à Igreja de Válega, que é, frisa a Câmara, “um dos mais notáveis exemplos de arte azulejar em Portugal, com painéis policromáticos e vitrais de grande valor histórico”.
As inscrições são gratuitas, destinam-se a maiores de 65 anos residentes do concelho e podem ser feitas, enquanto houver vagas, na Biblioteca Municipal João Grave, através do email vitalidade@cm-vagos.pt ou, ainda, por telefone (234 799 600).
Sessão sobre diversidade
Outra atividade incluída no programa “VITALidade” acontece no dia 29, numa organização conjunta com a Associação Extragenária. Trata-se da sessão “A diversidade não tem idade”, cujas inscrições para participação já terminaram no dia 22. Segundo o programa divulgado, no encontro, vão ser partilhados e esclarecidos conceitos sobre a diversidade LGBTQIA+ e apresentadas diferentes formas de viver o envelhecimento. Os participantes poderão, também, “refletir sobre experiências de pessoas LGBTQIA+ mais velhas” e a organização do evento pretende “promover o diálogo e a inclusão entre gerações”.
S.F.
