Festa Cultural & Medieval acontece na vila de Sorães, em Santa Catarina, nos dias 1, 2 e 3. E até vai contar com encantadores de serpentes
Dançarinos orientais e de fogo, encantadores de serpentes, combatentes medievais, saltimbancos, taberneiros e mercadores. Todos eles, e mais, vão assentar arraiais durante três dias, de 1 a 3 de agosto, na vila de Sorães, em Santa Catarina, numa nova edição da Festa Cultural & Medieval. É prometida uma viagem no tempo e a Comissão de Melhoramentos da Vila de Sorães, organizadora do evento, garante que será recriado “um ambiente único de um burgo medieval em plena efervescência”.
A programação, assume a entidade organizadora, foi “cuidadosamente pensada para públicos de todas as idades” e combina “recriação histórica com espetáculos de fogo, música, dança e atividades culturais diversas”.
O certame abre portas às 18 horas de dia 1, com os “Comeres & Bueres” a terem início, às 20 horas, seguindo-se animação musical, pelas 21.30, e o DJ Medieval, agendado para as 00.30 horas.
No seguindo dia, às 16.30 horas, acontece o Cortejo e Auto de Abertura do Mercado, a que se segue, pelas 19 horas, o Combate Real Medieval. À noite, às 22.30 horas, começa o Espetáculo de Dança Oriental de Fogo, com a festa a terminar, de novo, após a meia-noite, com DJ. No domingo, último dia, os visitantes vão poder apreciar encantadores de serpentes, às 17 horas, e um novo Combate Medieval Real, pelas 18.30 horas. A partir das 21.30, há dança oriental e o Auto de Encerramento.
Além disso, de acordo com a organização, o evento “destaca-se ainda pelo apoio a artesãos e produtores locais, com mais de 20 expositores já confirmados, incluindo tradicionais mercadores e mestres da ‘banha da cobra’, onde não vai faltar a promoção das artes e do artesanato.
A Festa Cultural & Medieval tem entrada gratuita e é realizada em parceria com as associações locais, ficando a animação a cargo da Associação Cultural “Episódio Medieval”. O evento tem apoio, ainda, da Câmara Municipal, da União de Freguesias de Ponte de Vagos e Santa Catarina e da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.
S.F.