NO CONCELHO

A saborosa arte da gastronomia encheu a Vagueira

Vagos Sensation Gourmet decorreu nos dias 4,5 e 6 e, depois, a 11, 12 e 13. “Memórias” foi o tema da décima edição do evento

As “Memórias” foram transformadas em sabores, ao longo de seis dias – 4, 5, 6, 11, 12 e 13 de julho –, na praia da Vagueira. Era esse, “Memórias”, o tema da décima edição do Vagos Sensation Gourmet (VSG), que reuniu milhares de pessoas em torno da gastronomia. Houve dezenas de workshops e degustações, com os produtos locais a terem especial destaque. E estiveram presentes renomados chefs e sommeliers, que levaram aos presentes experiências únicas.
Desde Carlos Afonso, do canal temático 24Kitchen, passando pela “madrinha” do VSG, Ann Kristin, que tem estado presente em todas as edições da iniciativa, foram muitos os nomes que passaram pela Vagueira.
Carlos Teixeira, chef da icónica Herdade do Esporão, apresentou a sua cozinha enraizada na natureza e na identidade do Alentejo. Jonathan Seiller, do luxuoso Vinha Boutique Hotel, primou pela sofisticação da cozinha francesa. José Diogo Costa – eleito “Chef Jovem do ano” pelo Guia Michelin 2025 –, chef executivo do restaurante William, no Reid’s Palache, no Funchal, celebrou os sabores da ilha da Madeira.
A lista continua, extensa, com o VSG a ter tido as participações de António Loureiro (d’A Cozinha, em Guimarães), Augusto Gameli (do AG Tango, diretamente de Milão, Itália) ou, por exemplo, de Luís Fernandes (do Al Punto, em Salamanca, Espanha), entre muitos outros.
Os dias de VSG foram preenchidos com o melhor da gastronomia, aliada à música, à diversão e ao convívio, como já vem sendo habitual naquele que é um evento ímpar no panorama nacional.
S.F.

Sugestões de notícias