NO CONCELHO

Levadas do Boco limpas em prol de uma “aldeia feliz”

Iniciativa juntou cerca de duas dezenas de pessoas, de várias idades, na Aldeia do Boco

Munidas de enxadas, pás, ancinhos e forquilhas, cerca de duas dezenas de pessoas juntaram-se, no dia 9 de novembro, para participar na iniciativa “Levadas limpas, aldeia feliz”, organizada pela associação PRO.BOCO, em conjunto com a Junta de Freguesia de Soza.
Entre habitantes da própria aldeia, caminhantes, chefes do grupo de escuteiros de Vagos e visitantes oriundos de outras freguesias, foram várias as pessoas que responderam ao repto da PRO.BOCO, para proceder à limpeza de parte das levadas que percorrem o Vale do Boco.
Com início, logo pelas 8.30 horas, no Parque de Merendas dos Lavadouros, a atividade incluiu também uma ação de sensibilização sobre o controlo da erva-das-pampas, uma planta invasora que tem sido uma ameaça à biodiversidade do vale. Atualmente, em alguns locais do trilho das levadas, já se encontram exemplares de erva-das-pampas, que têm de ser controlados frequentemente, de modo a evitar a sua propagação.
A meio dos trabalhos, houve tempo para um lanche em que o convívio entre os participantes regenerou as forças para concluir a limpeza. Foi a segunda vez, este ano, que a iniciativa “Levadas limpas, aldeia feliz” aconteceu, sendo que já na primeira edição contou com a adesão de vários participantes. No entanto, depois da limpeza, os participantes fizeram saber publicamente que, atualmente, devido à lama existente no local, há parte do trilho das levadas do Boco que não estão transitáveis.
A atividade em causa faz parte do Plano de Valorização da Aldeia do Boco, no âmbito do projeto Aldeias de Portugal. E é apoiada da Câmara de Vagos e da Gal Aveiro Sul.
S.F.

Sugestões de notícias