NO CONCELHO

Protocolo aproxima a Fundação de Serralves de Vagos

Crianças, jovens e seniores do concelho vão beneficiar de descontos em visitas guiadas ao Museu e ao Parque de Serralves

A Fundação de Serralves, localizada no Porto, está, desde dezembro, mais próxima do concelho de Vagos. Tudo devido a um protocolo que foi assinado entre a instituição e a Câmara Municipal vaguense. No âmbito do mesmo, iniciou-se assim uma parceria entre as duas entidades, que vai permitir que o concelho receba, anualmente, uma exposição de arte contemporânea. Ao mesmo tempo, haverá descontos para crianças, jovens e seniores e está em vista uma colaboração, entre a fundação e a autarquia, quando Vagos dispuser do seu novo auditório, que está a ser construído ao abrigo da requalificação do Palacete Visconde de Valdemouro.
Silvério Regalado, presidente da Câmara, sublinhou “os benefícios de que os jovens e seniores do concelho poderão usufruir, ao abrigo deste protocolo, que prevê um incremento qualitativo, cada vez maior, na cena cultural vaguense”. Isso porque, no âmbito da parceria, está garantida a organização de visitas guiadas ao Museu e ao Parque de Serralves, com descontos para jovens e para seniores. Ao mesmo tempo, as duas entidades vão colaborar em programas pedagógicos, a desenvolver nas escolas do município, “que visem a formação de jovens nas áreas da cultura e do ambiente”.
As regalias que o concelho de Vagos passa a ter, na sequência da assinatura do protocolo, incluem, de acordo com informação prestada pela Câmara, “a organização anual de uma exposição de arte contemporânea que integrará obras da Coleção da Fundação Serralves”, “entradas gratuitas para crianças até aos 12 anos” e “descontos nas entradas de jovens estudantes, até à licenciatura, bem como de residentes no concelho com idade superior a 63 anos”. O objetivo, frisa a autarquia, é garantir “o acesso a manifestações culturais de qualidade à população do concelho, de vários escalões etários”.
Também na sequência da parceria, o município tem a perspetiva de que novas atividades culturais possam vir a realizar-se no concelho, principalmente aquando da inauguração do auditório que está a ser construído ao abrigo da requalificação do Palacete Visconde de Valdemouro. A Câmara adianta, ainda, que o protocolo prevê a participação especial do município em eventos organizados pela Fundação, como é o caso do “Serralves em Festa” e do “Festa do Outono”.
Para Silvério Regalado, o documento assinado entre as duas entidades “significa um forte investimento no crescimento da qualidade das manifestações culturais a levar a cabo no concelho, em cooperação com esta instituição de utilidade pública, que garantirá também uma maior visibilidade e reconhecimento do público do município de Vagos, através da promoção das diversas atividades da Fundação, em meios físicos e online”.
S.F.

Sugestões de notícias