Na CAR, como já era de esperar o tempo passou a voar. É Natal!!!!…. até já foi Natal…e ainda estamos a chegar ao Natal… Para conseguirmos momentos com toda a “família” reunida, o Natal, na CAR, tem que se viver antecipadamente e ninguém fica aborrecido com isso, pois ficam garantidos mais momentos de boa disposição.
Com a chegada de dezembro, fazem-se compras com as jovens e ultimam-se presentes surpresa. Todos bem embrulhados e escondidos ficam a aguardar o dia D cá em casa. O dia D foi o dia do nosso jantar de natal que este ano aconteceu no restaurante Gracita, dez dias antes do Natal. Com comida da boa e ao gosto das nossas meninas, passamos um bom serão, animado e rematado com o tradicional jogo do amigo invisível. Concluída esta tarefa chegou a parte mais ansiada pelas jovens, regressar a casa para iniciar a caça ao tesouro “em busca das prendas escondidas” Acreditem, a excitação e a confusão que se instala é de levar às lágrimas e ficamos com a casa virada do avesso, mas vale a pena…
Logo que começaram as interrupções escolares que agora já não acontecem, como antigamente, ao mesmo tempo, em todas as escolas que são frequentadas pelas nossas jovens, os ecos de festa de natal espalharam-se pela casa! A partir do nosso jantar começamos a ver algumas das nossas meninas a irem até às famílias e mesmo que não tenham mais prendas, já conseguiram as nossas e ganharam a família de prenda. Há sempre alguém que acaba por ter autorização, do tribunal ou da CPCJ, para partir de imediato para junto da família. Algumas jovens, poucas, já foram para a família no dia 17, logo após a festa, outras foram no dia 20. Quando o dia 24 chegar também cá estamos para voltar a festejar, porque a nossa casa nunca fecha. Infelizmente, por falta de retaguarda familiar, ficam sempre algumas meninas connosco.
No meio da azafama dedicada às meninas, a nossa equipa ainda se conseguiu organizar para o tradicional almoço de natal. Mais uma vez, fomos até ao restaurante pedagógico da EPADRV.
Tenham todos um bom natal! Daqui a nada estaremos em 2024!

Casa de Acolhimento Residencial

Sugestões de notícias