IPSS

A ALEGRIA DA COR NOS SANTOS POPULARES

As festas dos Santos Populares anunciam o Verão e trazem consigo a cor da alegria, a música, o convívio e a tradição ligada aos valores religiosos que, apesar de se misturarem com algumas características pagãs, não deixam de ser a razão do crescimento cultural de algumas comunidades.
O Centro Social Paroquial de Calvão e a sua população infantil, manifestaram exemplarmente o culto à tradição da comemoração dos Santos Populares.
Foram construídas três barraquinhas, onde a cor denunciou a alegria dos corações. A barraquinha das sardinhas, cujo cheiro imaginável fazia brilhar os olhos e crescer água na boca, simbolizou os arraiais e as noitadas ao ar livre.
As barraquinhas dos manjericos naturalmente verdes, para venda, com os versos peculiares e de significado profundo, convidaram à paragem dos transeuntes e ao regresso a casa com esta planta herbácea muito aromática de folhas pequenas e ovaladas.
A barraquinha com os três Santos Populares convidou às selfies, ao divertimento e, ao conhecimento religioso. O Santo António, nascido em lisboa a 15 de agosto de 1195, dedicou a sua vida à evangelização, é o protetor dos marinheiros e das raparigas casadoiras. O São João, São João Batista na tradição cristã, anunciou a vinda de Cristo, filho de Deus e salvador do mundo. O cordeiro que transporta simboliza Jesus (o cordeiro) que veio para salvar o mundo. E São Pedro, considerado o primeiro Papa da Igreja, tem na sua mão direita as chaves que simbolizam a autoridade que recebeu de Jesus Cristo, exercida não pelo poder, mas pela capacidade de ensinar a doutrina da Igreja, pela qual ele é responsável e pelos dogmas da fé.
Foram muitas as horas dedicadas com carinho na preparação destas belezas. Começámos com uma história apresentada às crianças, com suporte de imagens dos Santos em causa e a apresentação de dois pequenos vídeos com desenhos animados, alusivos ao tema. Depois, demos cor à entrada da nossa instituição com a construção das barraquinhas e seus conteúdos.
A partir daqui, permitimo-nos voar até onde a nossa imaginação nos levou.

No nosso Centro há alegria
Os Santos estamos a festejar,
Todos querem é folia,
Vamos lá todos comemorar!

Centro Social e Paroquial de Calvão

Sugestões de notícias