OPINIÃO

Falando de diversas festividades que se realizaram em Vagos em abril

O CANTINHO DE JOÃO FERREIRA

Muito haveria para aqui relatar referente ao mês de abril no espaço que tenho no “Cantinho de João Ferreira”. Poderia aqui relatar as festas em honra de Santa Joana, de que possuo, há mais de vinte um anos um livro, que comprei em Aveiro e que está autografado pelo próprio autor. Poderia também referir que passaram já 102 anos acerca da fundação do “Eco de Vagos” que teve lugar no já longínquo ano de 1921 e de que aqui se fez há 2 anos a festa da evocação mas, como se realizaram em Vagos coisas muito importantes irei referir-me ligeiramente a elas.
A vila teve durante 5 dias, de 21 a 25 de abril festas importantes a que a Câmara Municipal deu apoio, sem a qual seria impossível que estas se realizassem.
Irei referir em primeiro lugar as festividades que se realizaram, tanto no Largo da Biblioteca Municipal, em que esteve no decorrer de alguns dias uma espécie de feira, que também se estendeu aos arredores do local perto da capela do Mártir S. Sebastião e até mesmo no local onde atualmente está o “Museu do Brincar”, onde se realizaram coisas muito importantes. Foi nesse local onde este modesto articulista não esteve, por ser um tanto longínquo para a sua já avançada idade, a caminho de 92 anos. Voltando às festas, devo referir que estive por duas vezes no Largo da Biblioteca, e outras tantas no Largo de S. Sebastião, onde houve grande animação.
Não poderia faltar a outros momentos bem festivos, que foram aqueles em que tive oportunidade de falar com o guitarrista Armindo Fernandes e depois assistir ao espetáculo, que teve lugar no Salão de festas do C.E.R., completamente cheio para aplaudir o consagrado artista e os que o acompanharam nesses momentos festivos, que tiveram lugar no dia 23 de abril, que foi domingo.
Não poderia também deixar de falar no 49º aniversário do 25 de abril que foi também comemorado em Vagos com o seu início na Praça da República, onde estiveram as figuras gradas do concelho, depois no largo do tribunal onde foram desfraldadas a bandeira nacional, a do município e da UE e depois seguiria o cortejo para o Centro de Educação e Recreio, onde seria realizada a sessão solene.
Antes da sessão solene cantou ali no C.E.R. a minha bem conhecida cantora natural do Boco, Andreia Alferes, que também cantaria no final dessa mesma sessão. Não poderia faltar sem ouvi-la cantar, já que comecei a ouvi-la cantar o “Barco Negro”, quando ela tinha apenas 8 anos de idade e até fiz parte do elenco que escolheu os artistas, no salão da A.D.C, Sozense.
E já que falo no “Barco Negro”, que foi celebrizado por Amália Rodrigues, no filme “Os Amantes do Tejo”, filme francês e diga-se que vi esse filme em Cascais, em 1955, quando ali trabalhava de pintor da construção civil.
Na sessão referente ao 25 de abril, esta teve apresentação de um bem conhecido apresentador vaguense, que começou por chamar os representantes dos partidos vaguenses, começando pelo representante do partido Chega, à nossa direita no palco e indo até à nossa esquerda, na apresentação dos representantes dos restantes partidos, sendo o penúltimo a falar o sr. presidente da Câmara de Vagos dr. Silvério Regalado e por último o presidente da Assembleia Municipal, Rui Santos.
No decorrer desta sessão solene tivemos nós, espectadores, ensejo de ouvir que esteve presente o dr. Rui Cruz, atualmente deputado da Assembleia da República e que outrora foi presidente da Câmara Municipal de Vagos.
Não ficaria completo este modesto trabalho se não referisse que Andreia Alferes cantou lindos fados a lembrar os tempos da revolução e que quando terminou pediu para cantarmos o hino nacional que foi cantado com todos de pé e emocionados, naturalmente.
Estes são momentos que para mim e naturalmente para outros e outras pessoas presentes serão inesquecíveis.

Nota – A foto apresenta Andreia Alferes cantando, acompanhada à guitarra e viola e o mapa referente ao 25 de abril e à nossa direita as três bandeiras.

João dos Santos Ferreira

Sugestões de notícias