ECO DA SANTA CASA

A CAR mudou de instalações, fomos para o campismo!

Todos sabemos as muitas razões válidas para passarmos um fim de semana em família num acampamento! É a fuga da rotina, são as brincadeiras e jogos que vão acontecendo, é o intensificar dos laços e dos abraços, é o conseguirmos viver de forma simples e despojados de muitas das coisas que nos parecem essenciais e, mesmo assim, sermos felizes e construirmos memórias para a vida.
Os adolescentes necessitam de testar e integrar experiências novas na sua vida e o campismo pode contribuir para desenvolverem várias habilidades práticas, tais como cozinhar ou montar uma tenda e inclusive habilidades sociais e emocionais, porque ao participar em atividades de grupo, os adolescentes aprendem a lidar com situações de conflito e a comunicar de forma mais eficaz. Também as atividades de campismo permitem que os adolescentes explorem a natureza, o que pode ajudar a desenvolverem uma maior conexão e respeito pela natureza. Além disso, essas atividades também podem ajudar a melhorar a saúde mental e física, aumentando a sensação de bem-estar e reduzindo o stress. Ao participar em atividades de grupo, as adolescentes testam as suas capacidades para a trabalhar em equipa e a colaborar com os outros e esta situação torna-os mais independentes e confiantes nas suas habilidades.
Porque as atividades ao ar livre podem ter um impacto significativo na vida das adolescentes acolhidas, ajudando-as a desenvolver habilidades sociais e emocionais, habilidades práticas, trabalho em equipa, a autoestima e a autoconfiança, este ano na CAR decidimos levar mais avante um pedido que vem sendo feito todos os anos pelas nossas meninas e que na melhor das hipóteses tinha como resultado um acampamento selvagem no nosso jardim interior, por uma noite, durante as férias grandes. Preparar a saída valeu tanto como a própria saída! Já podem imaginar a logística de deslocar uma família do tamanho da nossa, com meninas, equipa educativa e equipa técnica…
Foi uma grande aventura que começou muito antes de sairmos de casa.
Tivemos que eleger o sitio, pesar o perto e o mais longe, a praia ou a montanha, decidir sobre comprar ou fazer refeições para tanta gente, preparar tendas, sacos cama, colchões, mesas, cadeiras, resolver quem dorme com quem, escolher os jogos e as atividades para realizar durante os três dias. Havia sempre mais qualquer coisa para acrescentar à longa lista.
Fomos acampar, para o Parque de Campismo da Tocha. Perto o suficiente para facilitar a logística da viagem e da instalação, longe o suficiente para ser um espaço completamente desconhecido para as jovens e assim aumentar a sensação da experiência.
Chegada a sexta feira, sacos prontos para a viagem, logo que as últimas meninas chegaram da escola, arrancamos numa partida frenética.
Foi um fim de semana ruidoso, repleto de gargalhadas, brincadeiras e irritações.
Não sabemos quando teremos energia para voltar a repetir, mas temos a certeza que só podemos estar gratas às nossas princesas que nos têm vindo a desafiar para acamparmos e à nossa equipa educativa que, na sua maioria, disse sim e se disponibilizou, em conjunto com toda a equipa técnica, para tornarem este fim de semana uma justa enorme e perfeita atividade de team building.
P.S. Obrigado Carmita, que tão bem sabes tornar as nossas saídas deliciosas e doces. Nem os termos de chá e café a escaldar faltaram.
Casa de Acolhimento Residencial

Sugestões de notícias