IPSS

Jornada Mundial da Juventude

Group of diverse youth hands joined

A Jornada Mundial da Juventude é um dos eventos mais importantes e esperados pelos jovens católicos de todo o mundo. Realizada a cada dois ou três anos em uma cidade diferente, a JMJ reúne milhões de jovens para celebrar sua fé e estar em comunhão com outros jovens de diversas culturas e nacionalidades. Como símbolo desta união entre os jovens, a Jornada conta com dois símbolos: a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani.

Esses símbolos são considerados verdadeiros tesouros pelo Vaticano, e desde a primeira JMJ, em 1985, têm sido levados em peregrinação por todo o mundo. Nos meses que antecedem cada Jornada, a Cruz e o ícone são levados de país em país, de diocese em diocese, para serem anunciadores do Evangelho e acompanharem os jovens em sua caminhada de fé.

A Cruz peregrina foi doada à juventude pelo Papa João Paulo II em 1984 e é um dos mais importantes símbolos da Igreja Católica. Ela simboliza a entrega de Jesus Cristo pela salvação da humanidade. A cruz é carregada pelos jovens durante a peregrinação e nas atividades da JMJ, tornando-se um objeto de devoção e inspiração para todos.

Já o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani é um dos mais antigos e venerados da Igreja. Ele representa Maria, mãe de Jesus Cristo, e tem o título de “Salvadora do povo romano”. O ícone é originário da Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, e foi trazido para a JMJ em 1985, acompanhando a cruz peregrina.

Durante a sua peregrinação pelo mundo, a Cruz e o ícone são levados para diversas paróquias, igrejas e comunidades, onde os jovens recebem-nos com entusiasmo e alegria. Em cada lugar, são realizadas celebrações e atividades para acolhê-los e transmitir sua mensagem de paz e esperança. Os jovens são convidados a rezar diante da Cruz e do ícone, a refletir sobre o significado desses símbolos e a fortalecer sua fé em Jesus Cristo.

A Cruz e o ícone também passaram pelo Centro Social da Freguesia de Soza. A presença dos símbolos da JMJ trouxe alegria e inspiração para todos que estiveram presentes, reforçando a importância da fé e da união entre os jovens católicos.

Centro Social da Freguesia de Soza

Sugestões de notícias