ECO DA SANTA CASA

Dificuldades sentidas pelos migrantes venezuelanos


Atualmente, o concelho de Vagos alberga um grande número de migrantes oriundos da Venezuela. Esta população vive uma situação de crise no seu país. Para além da crise económica (inflação, escassez de alimentos, etc.), social (insegurança, pobreza, más condições de vida, etc.), também vivem uma crise política (descontentamento com o governo, repercussões de política, etc.), onde a sua liberdade foi colocada em causa.
Mas quais são as dificuldades que os migrantes venezuelanos podem sentir?
Chegados ao país de acolhimento, podem passar por diversas fases. Num primeiro momento, são assoberbados por um sentimento de esperança e satisfação com a situação de acolhimento e/ou com a possibilidade de reencontro com familiares e/ou amigos. Num segundo momento, tomam consciência dos desafios que enfrentam e enfrentarão na nova situação. Podem sentir raiva e frustração, ressentimento, tristeza e dificuldades de adaptação. Os níveis de stress podem aumentar. Num terceiro momento, podem seguir duas trajetórias de adaptação. Uma positiva e outra negativa. Na positiva, começam, progressivamente, a voltar a ter esperança, a recuperar de experiências traumáticas pelas quais tenham passado, a adaptar-se à nova cultura e a usufruírem de apoios que lhes são oferecidos. Na negativa, podem sentir-se isolados, tristes, preocupados com aquilo que perderam (familiares e amigos, cultura e comunidade, emprego e estatuto social, etc.) e, em casos graves, pode existir uma rutura com os laços familiares e de apoio social.
Esta população, no país como a sua nova casa, enfrenta diversos desafios como a barreira linguística, a adaptação a uma cultura diferente, o risco de serem discriminados, a incerteza quanto ao futuro e a incerteza quanto à reunificação com a família.
E como é que nós, comunidade vaguense (comunidade em geral, instituições, empresas, etc.), podemos ajudar? Conhecendo as necessidades desta população, facilitando a sua integração na comunidade, disponibilizando competências específicas (aulas de português, por exemplo), auxiliando na procura ativa de emprego ou empregando-os e atribuindo bolsas de estudo aos mais jovens.
Projeto Envolver

Sugestões de notícias