IPSS

Quando o Inverno aquece a alma

O Inverno é uma das estações do ano que nos oferece tantas alegrias, aventuras e alguns desafios.
Um Inverno quentinho, cheio de cor e alegria é este nosso do Centro Social Paroquial de Calvão.
De uma simples conversa acerca da roupa quentinha, surge um mini projeto sobre a origem da lã. Através da história “Ovelhinha, dá-me lã” de Isabel Minhós Martins, viveram-se momentos de magia entrelaçada com humor, alegria e conhecimento. Daqui nasceu a necessidade de viajarmos até ao Ciclo da lã, que muito bem fizemos através de flashcards em tamanho A4, conversas explicativas e dois pequenos vídeos que nos retrataram todo o incrível ciclo da lã. Desde o habitat das ovelhas, à sua alimentação, à sua tosquia e subsequente tratamento dessa “roupa” fofa das ovelhas, até ao aparecimento do novelo de lã usado para fazer as roupas quentinhas, tudo foi referido.
Experimentámos também mexer, sentir a textura, cheirar e ver a cor do pelo verdadeiro das ovelhas, pelo esse cedido muito gentilmente por um criador de ovelhas de Calvão. Este projeto culminou numa visita a um rebanho desse simpático criador de ovelhas, onde tivemos o prazer de ver os bebés cordeirinhos com as suas mães e pais. Finalizámos este estudo com uma atividade individual, onde cada criança pode “vestir” uma ovelha com pedacinhos de lã.
Uma outra atividade deu luz e cor às paredes da entrada do Centro. Nasceram pinguins de rolos de papel higiénico que foram habitar num mar de gelo desenhado em papel de cenário e em icebergs feitos de caixas forradas com papel branco amachucado.
E assim, de tudo se faz tudo. De uma simples palavra surge um turbilhão de ideias que nos leva a sobrevoar o universo da magia e da realidade. No ponto de encontro dessas ideias vêm a alegria e a vontade de pertencer a esta casa, ao nosso Centro Social Paroquial de Calvão.

Centro Social Paroquial de Calvão

Sugestões de notícias