O início de cada ano civil é, por norma, um marco importante para a implementação de objetivos considerados primordiais para a pessoa, empresa ou Instituição em causa.

Assim é também na Misericórdia de Vagos que se apresenta com metas mais exigentes, agora que começa um novo mandato. A este propósito quero referir a dedicação de dois Mesários que, durante vários anos deram o seu contributo voluntário: o Horácio Dionísio Mateus que no anterior mandato, a todos nos deixou com saudade e o Manuel Cruz que, por razões pessoais considerou que seria tempo de terminar a sua colaboração na Mesa Administrativa. A estes dois bons companheiros deixo, em nome de todos, um agradecimento reconhecido.

As circunstâncias estranhas e inesperadas vividas nestes últimos anos, continuam a impedir a realização de investimentos arrojados que estavam planeados e a conjuntura atual apresenta-nos dificuldades que, obrigatoriamente, surgem na preparação de orçamentos e na gestão do dia a dia da Instituição.

No nosso plano estratégico para este mandato foram delineadas novas facetas relativas: à modernização tecnológica; à sustentabilidade e a novas respostas que queremos proporcionar à população Vaguense.

A qualidade vai continuar pois presente, porque nada é totalmente perfeito. É aprendendo com a experiência e avaliando, com humildade, que se chega ao sucesso. Este é um processo inacabado que requer permanente ação.

É ainda objetivo da nossa equipa organizar e dinamizar o voluntariado na Instituição. Pessoalmente considero que esta atividade deverá estar aberta a todos os que, no seu espírito sintam que têm condições de dar de si alguma coisa aos outros sem esperar nada em troca, a não ser o seu bem-estar interior. O voluntário é aquele que se sente realizado por colaborar, de forma responsável, a favor da comunidade, participando em projetos e colaborando com a Instituição a que está ligado, tendo sempre como principal objetivo o outro e não ele próprio. O sucesso do nosso voluntariado tem por base a conciliação e interação entre os objetivos do voluntário e da Misericórdia. Os seus resultados serão tanto mais positivos quanto a capacidade de organização das equipas, das áreas e das atividades a desenvolver neste âmbito.

Aproveito o facto de estarmos no início do ano e desejar votos de um Novo Ano de 2023, com reiterada esperança no futuro.

Paulo Gravato

Provedor

Sugestões de notícias