Enquanto equipa do projeto Memorizar, que intervém com pessoas com demência e seus cuidadores, queremos partilhar com a comunidade o que a caminhada do passado dia 8 de Outubro proporcionou aos nossos utentes/cuidadores.
Alguns dos que estiveram presentes referiram: “foi de categoria!”; “adorei e impressionou-me a presença de tantas pessoas…” e ainda, “no abraço, quando comentavam o que estava a ser dito, emocionei-me muito…”. Mas mesmo os que não estiveram presentes e com os quais partilhámos fotos e vídeos da Solidariturna, enalteceram a importância destas atividades para que sintam um maior apoio.
Ao longo da caminhada foram colocadas faixas com mensagens acerca da Demência, as quais neste momento se encontram nos gradeamentos da sede do projeto. Tendo em conta que achamos que as mesmas devem ser difundidas, deixamo-las também aqui:
O Sentir nunca se esquece!
1 em cada 25 pessoas com mais de 65 anos do concelho de Vagos tem Demência.
A Demência não faz parte do envelhecimento normal.
Demência não é só Alzheimer.
A Demência não se resume à perda de Memória.

É fundamental que nós, comunidade, estejamos sensíveis a esta doença, no sentido de nos tornarmos um apoio direto ou indireto das famílias que sentem a Demência nas suas casas.
Sentir a Demência é cuidar de quem cuida e capacitar os que estão à sua volta. O poder de um abraço, quando dado, ou apenas de forma simbólica, enche os corações das pessoas com demência e seus cuidadores com carinho, com empatia e com compreensão.
Porque abraços que cuidam… A memória não esquece!
Equipa Memorizar

Sugestões de notícias