No âmbito do projeto Memorizar realizaram-se os concursos “CuidArte” e “RecordArte”, iniciativas dirigidas às IPSS do concelho de Vagos e aos alunos de Artes da Escola Secundária de Vagos, com o objetivo de promover a sensibilização para a Demência através da expressão artística. Os participantes foram desafiados a retratar o seu olhar sobre a Demência por meio de uma obra de arte, sob a forma de tela ou escultura, dando lugar a trabalhos marcados pela criatividade, sensibilidade e reflexão sobre esta condição que afeta um número crescente de pessoas e famílias.
“A Arte deu Voz à Demência no Concelho de Vagos!” – No dia 16 de dezembro a Misericórdia de Vagos acolheu uma exposição verdadeiramente impactante, data em que se realizou a cerimónia de eleição dos vencedores e a entrega dos prémios dos concursos referidos. O Júri dos concursos foi constituído pelo Dr. Giro (Farmácia Giro), pelo Dr. Rolando (Mistolin Pro) e pela Professora Sandra Ferro (Agrupamento de Escolas). A cerimónia tornou-se um momento de reconhecimento do empenho de todos os participantes e de valorização da arte como ferramenta de consciencialização social e promoção da empatia. A presença das famílias, direção e professores da escola, elementos das IPSS e meios de comunicação, revelou-se fundamental para o sucesso da iniciativa, refletindo o envolvimento e o interesse coletivo em torno da Demência e reforçando a importância de ações que promovam a reflexão e partilha intergeracional e a construção de uma comunidade mais consciente, empática e solidária.
O projeto Memorizar felicita todos os vencedores pelo mérito e a emoção expressada nas obras apresentadas, nomeadamente a Santa Casa da Misericórdia de Vagos, vencedora do primeiro lugar no concurso CuidArte e a Associação Boa Hora, distinguida com o segundo lugar; assim como, as alunas Mafalda Mesquita, que alcançou o primeiro lugar e Martina Hetze, classificada em segundo lugar no concurso RecordArte.
Esta iniciativa contou com o patrocínio da Farmácia Giro e da Mistolin Pro, cujo apoio foi fundamental para os prémios atribuídos, evidenciando a importância da colaboração entre entidades locais na dinamização de projetos com impacto na comunidade. Dirigir-se ainda um agradecimento especial ao grupo Cabaças e Cavaquinhos de Soza, que juntamento com os Cavaquinhos do Areão, orientados pelo Fábio Rocha, abrilhantaram a cerimónia com a sua atuação musical, proporcionando momentos de grande emoção e proximidade junto de todos os presentes.
O projeto Memorizar reafirma assim, o seu compromisso com a promoção da literacia em saúde, da inclusão e da construção de uma comunidade mais informada e sensível à temática da Demência.




Projeto Memorizar
