ECO DA SANTA CASA

Palavras cruzadas e sudoku chegam para exercitar o cérebro

Ao longo das próximas edições do Eco de Vagos vamos de forma mais evidente desmistificar alguns mitos e realçar factos associados ao envelhecimento e à Demência.
Para si: fazer palavras cruzadas é importante? E sudoku? É um passatempo que lhe dá prazer? Desafia-o? Ou ambos? É o suficiente?
A frase em título é um mito pela presença da palavra “chegam”. Realizar atividades do género das palavras cruzadas e sudoku exercita o seu cérebro MAS

  • não podem valer por si só – pode fazer muito mais que isso pela saúde do seu cérebro!
  • não têm a mesma eficácia quando se tornam tarefas demasiado fáceis – altura de mudar para uma atividade nova e, por conseguinte, mais desafiante!
    Há alguma atividade que desde sempre gostava de ter experimentado/aprendido mas nunca se aventurou? Nunca é tarde de mais para aprender coisas novas!
    Deixamos também algumas ideias de exercícios que pode fazer: compilar as receitas de família – exercitando a memória e a linguagem; fazer contas “à moda antiga” – exercitando a memória, cálculo e raciocínio; utilizar a mão contrária por exemplo para escrever frases simples, ou lavar os dentes – exercitanto a flexibilidade mental; selecionar uma notícia do jornal que habitualmente lê e rodear todos as letras “M” – exercitando a atenção; desenhar um objeto, como um mostrador de um relógio, um colar, uma chave… – exercitando a sua capacidade visuopercetiva e memória.
    Na próxima edição vamos refletir sobr a seguinte frase – É POSSÍVEL VIVER MELHOR COM DEMÊNCIA – concorda ou discorda?
    Projeto Memorizar

Sugestões de notícias