Feira decorre, entre 26 e 28 de setembro, no Polidesportivo de Santo António de Vagos. Há festa garantida, com gastronomia à mistura
São três dias em que a batata doce é rainha. O Polidesportivo de Santo António de Vagos recebe, de 26 a 28 de setembro, mais uma edição da Feira da Batata Doce. E o extenso programa do evento celebra a gastronomia, a tradição e a cultura popular da região. A entrada é gratuita.
Sempre com a batata doce como protagonista, o certame vai contar com um “showcooking”, pelo chef Tony Martins, no domingo, às 18.30 horas. E haverá expositores locais, dando destaque à gastronomia e aos produtos típicos – e onde será possível comprar batata doce, diretamente de produtores locais. Não faltará também a presença das associações e de tasquinhas, onde se podem provar diversas iguarias.
Além da componente gastronómica, Feira da Batata Doce conta com um programa que inclui música, dança, animação e atividades culturais diversas. A abertura do evento está agendada para as 19 horas de sexta-feira, com um “Porto de honra” e a atuação do grupo “Códeas do Diabo”. À noite, atuam Cantares ao Desafio, às 20.30 horas, e haverá um Festival de Tunas, pelas 21.30, com a presença da Tuna da Universidade de Aveiro e de uma tuna da Universidade da Covilhã, a Tuna-MUs.
No sábado, a festa começa logo à hora de almoço, pelas 12.30 horas, de novo com a animação de “Códeas do Diabo”. À tarde, haverá um show de Nuno Cipriano e o Grupo Popular Sarr’a Velha. Ao mesmo tempo, haverá espaço para desporto, a partir das 17.30 horas, com Beats D’Áfrika (Janete Cawela) e body combat (Ana Rocha). À noite, a festa continua com Cantares ao Desafio, pelas 20.30, e com a Banda Polk, às 21.30.
Também aberta ao almoço, no domingo, a Feira da Bata Doce será palco do Festival de Danças e Músicas Populares, com a participação de diversos grupos folclóricos. O Orfeão de Vagos, por seu turno, atua às 18 horas, antes do “showcooking”, e o encerramento do evento está agendado, a partir das 21.30 horas, com a atuação de Verónica Matias. A organização fica a cabo da Junta de Freguesia de Vagos e Santo António, com apoio da Câmara.
S.F.