A música é crucial na infância por promover o desenvolvimento cognitivo, psicomotor, socioemocional e linguístico da criança. Ela aperfeiçoa a coordenação motora, a perceção sonora e o raciocínio lógico, além de ajudar a criança a expressar as suas emoções e a interagir melhor com os outros.
Se a criança é estimulada com música desde cedo desenvolve a área frontal do cérebro de forma a ter um melhor raciocínio lógico e abstrato.
Através da música podemos estimular:
Concentração – A música tem o poder de sensibilizar e envolver a criança na sua melodia e isso faz com que se concentre no que está a ouvir. Essa atenção ao som potencializa a sua capacidade de concentração. Se juntarmos os instrumentos musicais ainda se torna mais benéfica, pois aumenta os níveis de concentração.
Raciocínio e memória – a música ajuda a ativar algumas áreas do cérebro, que possibilitam um raciocínio e uma memória bem desenvolvidos. Estas ferramentas são importantes para o futuro. A música ajuda a desenvolver a perceção espacial e a ativar a memória.
Expressão corporal – a música é uma fonte de estímulos para o desenvolvimento da expressão corporal. Facilita a comunicação e a consciência do corpo, conseguindo fazer-nos expressar sentimentos através dele. Ajuda a melhorar comportamentos como a timidez e a aperfeiçoar a coordenação motora.
Segurança emocional – a música ajuda a desenvolver a afetividade e a confiança. Muitas vezes é através da música que conseguimos acalmar uma criança ou mudar o foco de uma birra. Ela traz conforto e segurança emocional, facilita a socialização, a cooperação e a empatia entre os pares.
Linguagem – tanto a cantar como a ouvir música, as palavras são ditas, ouvidas, os seus significados são percebidos e os sons produzidos são muito importantes para a aquisição de novo vocabulário.
Em suma o contacto com a música desde cedo é muito importante e benéfico para o desenvolvimento da criança, pois estimula diferentes áreas.

Centro Infantil

Sugestões de notícias