Iniciativa da Rota dos Moinhos de Portugal juntou cinco municípios num evento inédito, para valorizar o património molinológico nacional
O concelho de Vagos foi um dos cinco municípios que acolheram o Festival dos Moinhos de Portugal, integrado na “Rota dos Moinhos de Portugal – Portuguese Mills”. Por isso, nos dias 12 e 13 de abril, os participantes no evento puderam conhecer de perto a história do património molinológico do município e participar num leque de iniciativas que ajudaram a promover a identidade cultural local.
Cinco municípios – Vagos, Sever do Vouga, Albergaria-a-Velha, Águeda e Nelas –, 25 moinhos e 30 associações culturais juntaram-se para proporcionar um total de mais de 50 experiências imersivas. Em terras vaguenses, com organização da Câmara Municipal, o fim de semana foi repleto de aprendizagem.
Uma caminhada pelo Trilho das Levadas das Azenhas, provas de vinhos, caças ao tesouro, no Parque da Azenha e nos Moinhos de Ouca, jogos tradicionais e a horas do conto, na Lagoa de Calvão, e visitas guiadas. Foi nisso, e não só, que consistiu o programa de atividades do Festival dos Moinhos de Portugal, que incluiu também, por exemplo, a oficina “Mamamia, faz a tua pizza”, onde os participantes tiveram a oportunidade de colocar as mãos na massa. Além disso, houve espaço para um piquenique, para insufláveis destinados às crianças e para um momento proporcionado pelo chef Tony Martins, tal como para jogos tradicionais e troca de livros. Não faltou também um jantar servido no pátio da Casa-Museu Gandaresa, com atuação do Grupo Folclórico de Santo António de Vagos, a que se seguiu, no mesmo local, a peça de teatro “D. Quixote e o Cavaleiro Doido”.
Foi, de acordo com Câmara de Vagos, “um fim de semana feio de cultura, de tradição, de saberes, de sabores, de brindes, de alegria”, que evolveu miúdos e graúdos, com “muita animação e entusiasmo”.
S.F.