NO CONCELHO

2023 ANO DE EFEMÉRIDES

NOTAS…SOLTAS
BANDA VAGUENSE FILARMÓNICA VAGUENSE
1860 – 2023: 163 anos de Música, por Vagos

ANIVERSÁRIO DA BANDA VAGUENSE / FILARMÓNICA VAGUENSE
Como já é do conhecimento geral, a Banda Vaguense apresentou-se ao público pela primeira vez em 24 de junho de 1860, pelo que este ano completa 163 anos de existência.
Devido a compromissos musicais assumidos pela Banda para o mês em curso, este ano o aniversário vai comemorar-se em julho, logo no dia 9, com o habitual hastear da bandeira da associação na sede, edifício CER, pelas 10 h.
A missa de ação de graças, acompanhada pela orquestra e coro da Banda Vaguense, terá lugar às 11h30 na igreja matriz de Vagos. No final a direção, Banda e acompanhantes deslocam-se até ao Cemitério da Vila, para homenagear todos os fundadores, dirigentes e músicos já falecidos.

Padre João de Miranda Ascenso
Era o prior de Vagos em 1859, quando decidiu reunir na residência paroquial um grupo de pessoas para discutir e aprovar a criação de uma Banda residente em Vagos, a qual pudesse animar doravante todas as festividades da vila.
Desse grupo faziam parte, além do Prior, do Presidente da Câmara e do Secretário, António Máximo Branco de Melo, morgado proprietário, Dr. Cipriano dos Santos Graça, médico, Manuel José Pinto Camelo Coelho, escrivão de direito e tabelião, João Ferreira da Cruz, proprietário e administrador do concelho, Manuel José da Trindade, professor primário e José Caetano Santiago, proprietário.
Tornou-se, assim, o primeiro e mais importante fundador da Banda Vaguense, a qual veio a iniciar a sua atividade musical numa festa dedicada ao S. João, que teve lugar a 24 de junho do ano seguinte, no centro de Vagos.
O prior Ascenso nasceu em Mira em 06 de setembro de 1803 pelo que este ano assinalamos 220 anos sobre o seu nascimento.
Faleceu em 1891, com a idade de 88 anos, e está sepultado em Vagos.

Maestro Berardo Pinto Camelo
Em 06/01/1866 nasceu em Vagos aquele que viria a ser uma das mais emblemáticas figuras do panorama musical vaguense: Berardo Pinto Camelo. Estreou-se em público com 9 anos como executante de flautim mas atingiu grande notoriedade ao dedicar-se a tocar cornetim. Com 41 anos, o Sr. Berardo assumiu pela primeira vez a regência da Banda Vaguense em 1901 até1906 e mais tarde de 1936 a 1943.
Faleceu a 28/01/1943, com 77 anos.
Neste ano de 2023 completam-se precisamente 80 anos sobre a sua morte.

Maestro Duarte Gravato
Nasceu em Vagos no ano de 1910 pelo que este ano se completam 113 anos do seu nascimento.

Iniciou os seus estudos musicais na escola de música da Banda da Fábrica da Vista Alegre. A carteira profissional de regência de Bandas Civis foi-lhe atribuída pelo Sindicato dos Músicos em 1955.
Assumiu a direção artística da Banda Vaguense de 1954 até 1963 e de 1982 a 1986.
Faleceu em Vagos no ano de 1989, com 79 anos.

João Batista Ribeiro
Outra figura incontornável na história mais recente da Banda/Filarmónica Vaguense é, sem dúvida, João Batista Ribeiro (o “São Martinho” como era vulgarmente conhecido), um vaguense de alma e coração, que dedicou grande parte da sua vida ao serviço da nossa coletividade. Tendo aprendido música com mestres vaguenses iniciou a sua colaboração domo hábil executante de “caixa”; mais tarde passou para “um instrumento do seu tamanho” – a tuba, que o acompanhou no seu posterior percurso musical.
Também foi professor da nossa escola de música, ensaiou e dirigiu a Banda e fez parte dos corpos diretivos por diversas ocasiões.
Nas horas mais difíceis da Banda e quando quase todos desanimavam lá se impunha ele, “carregando” às costas o destino da música vaguense.
Faleceu em1998, pelo que se completam 25 anos sobre a sua morte.

Votos de muitas “Notas…Soltas” nas nossas vidas.

José A. Almeida

Sugestões de notícias